Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1163

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Mauricio Silva Lacerda
Orientador Luciano David Pereira
Outros membros Anderson de Paula Rocha , Diego Arlindo Moura Duarte , Jackson Viana Lopes, Renato Arruda dos Santos
Título Salas superlotadas, educação prejudicada
Resumo O PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da área de Matemática desenvolve suas atividades na UFV (Universidade Federal de Viçosa) desde 2008, quando foi aprovado o seu primeiro edital. O programa visa a formação do licenciando e exerce suas atividades em três escolas da rede Estadual do município de Viçosa - MG. Na Escola Estadual Santa Rita de Cássia um bolsista e um supervisor do PIBID se juntaram com quatro alunos do Ensino Médio para estudar e trabalhar a matemática envolvida no problema presenciado na escola: Superlotação nas salas de aula. O trabalho inicial envolvendo estes quatro alunos, os quais já estavam empenhados na pesquisa, consistiu em detectar quais salas não cumprem o projeto de lei n° 597 de 2007, que está em tramitação no senado e regulamentará o número de máximo de alunos, sendo a proposta de 25 alunos por professor nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental e de 35 alunos nos anos seguintes até o fim do Ensino Médio. Tendo em vista estes números, foi possível trabalhar com os alunos os conteúdos de estatística na coleta e análise dos dados, porcentagem pra analisar quantos por cento de alunos excedia o previsto e a porcentagem de professores que tem mais alunos que o previsto no projeto de lei, foi trabalhado ainda razão e proporção para analisar se os alunos de um determinado ano do ensino estão bem distribuídos de acordo com o número de turmas, um pouco de geometria no cálculo da área das salas pra saber quantos alunos têm por metro quadrado, com este fato ainda foi possível desenvolver a ideia de aproximação, visto que algumas contas não deram valores exatos. Desta forma foi muito interessante este trabalho, uma vez que os alunos conseguiram perceber a aplicação da matemática no seu dia-a-dia, fato que os deixaram mais interessados pelo aprendizado. Os alunos já haviam feito esta pesquisa sobre as salas lotadas da escola para apresentar um pôster na II Feira de Ciências de Viçosa, porém o trabalho estava muito teórico e sem desenvolvimento matemático, o que motivou uma forma interessante de analisar, trabalhar e interpretar os resultados da pesquisa explicitando a matemática. Esta forma de ensino foi realizada com estes quatro alunos e agora será ampliada para um público maior de estudantes, possivelmente uma vez que este método interativo de ensinar teve um resultado positivo, todos os envolvidos gostaram da ideia e querem ver o projeto sendo ampliado para outras classes da escola. Os alunos envolvidos concluíram que matemática é uma ferramenta muito útil para o dia-a-dia, basta saber aplicá-la a partir das informações presentes.
Palavras-chave Superlotação, matemática, ensino.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.