Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1150

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde publica e ambiente
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, UFV
Primeiro autor Nathalia dos Santos Rosse
Orientador PAULO SERGIO DE ARRUDA PINTO
Outros membros Emilio Campos Acevedo Nieto
Título Diagnóstico de situação e controle da teníase em comunidades de agricultores familiares assentados da reforma agrária na região norte de Minas Gerais.
Resumo Nathalia dos Santos Rosse¹, Paulo Sérgio de Arruda Pinto², Emilio Campos Acevedo Nieto³, Dinajara Dutra de Souza1, Thiago Guedes Passos1, Cássio Ribeiro Gomide4.

¹ Graduando em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa-UFV.
² Professor do Departamento de Veterinária da UFV.
³ Doutorando em Medicina Veterinária, UFV.
4 Técnico em bioquímica / Laboratório de Patologia Clínica – Departamento de Veterinária - UFLA.

Este resumo apresenta dados preliminares de pesquisa epidemiológica em andamento e tem como premissa que o conhecimento disponível entre os assentados é o ponto de partida para o levantamento de dados e a definição de estratégias de promoção da saúde. Como pesquisa etnoepidemiológica, foca o complexo teníase-cisticercose e foi realizada nos assentamentos da Reforma Agrária do município de Manga, localizado no norte de Minas Gerais. Os problemas que motivaram esta pesquisa foram: baixa condição higiênico-sanitária, econômica e educacional da população envolvida, bem como a ocorrência de cisticercose e teníase no município. O objetivo foi identificar casos de teníase e orientar as famílias para controle adequado às condições locais. Para isto, foram realizados observações e registros sistemáticos das preocupações e interesses da população nos processos de saúde-doença causados pelo complexo teníase-cisticercose nos assentamentos. Em reunião com cada comunidade foi apresentada a proposta da pesquisa e obtida anuência das famílias por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Estas reuniões serviram para a sensibilização e mobilização da população, o que agregou importância à pesquisa. Sobre uma amostragem representativa de toda a população humana, foi aplicado questionário epidemiológico para sistematização de informações e colhidas amostras de fezes das famílias. Foram obtidos 53 questionários, que representaram 30% das famílias envolvidas, e obtidas 140 amostras de fezes que representaram a população de 700 indivíduos. Os dados dos questionários foram sistematizados e as propostas de mudanças nas práticas do dia-a-dia estão sendo reunidas para a devolução das informações aos participantes. Das amostras de fezes obteve-se a prevalência de 0,3.% de teníase, apontando para um nível relativamente elevado no município. Encontra-se em construção uma cartilha educadora para devolução dos dados obtidos à população, com vistas à incorporação de práticas preventivas e de controle do complexo teníase-cisticercose. As estratégias de controle da zoonose e ações públicas de promoção da saúde também estarão compondo a cartilha. Pesquisas técnico-científicas em zoonoses, quando se caracterizam como etnoepidemiológicas, viabilizam não só conhecimento acadêmico, relevante e confiável, mas também a mobilização comunitária necessária às mudanças nas práticas de saúde.
Palavras-chave Assentamentos, etnoepidemiologia, teníase.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.