Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 115

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História política e cultura
Setor Departamento de História
Bolsa Jovens Talentos/CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Marina Cardoso de Melo
Orientador ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
Título O devir do historiador: práticas, competências, possibilidades
Resumo O resumo aqui apresentado é referente ao projeto “O devir do historiador: práticas, competências, possibilidades”, vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa. O projeto foi desenvolvido de agosto de 2012 a julho de 2013 pelo Programa Jovens Talentos para a Ciência com os propósitos de que a bolsista tomasse conhecimento das distintas etapas do devir em História e do trabalho científico, desenvolvesse competências e habilidades relativas ao trabalho em História, formasse capacidades de pesquisa científica no campo da História e aperfeiçoasse a consciência crítica e profissional, dentro de comportamentos éticos para a sua atuação. Dessa maneira, o projeto se dividiu em duas etapas: a primeira foi dedicada ao reconhecimento dos espaços relativos à História e ao Departamento de História pertencentes à Universidade Federal de Viçosa e a segunda à iniciação de um projeto de pesquisa. Nessa primeira parte, foram realizadas visitas à Biblioteca Central da UFV (BBT), ao Laboratório Multimídia de Pesquisa História (LAMPEH), ao Arquivo Histórico da UFV e ao Laboratório de Ensino em Geografia e História e entrevistas com os principais responsáveis por esses espaços. Sobre cada local foram produzidos relatórios contendo as impressões da bolsista sobre a importância desses órgãos para que o trabalho do historiador seja realizado. Cumprida a primeira fase, partiu-se para a iniciação do projeto de pesquisa cuja ideia inicial era lidar com o tema “História e Literatura” voltado para a perseguição nazista aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Uma delimitação maior do que se trataria a pesquisa realizada foi possível após a escolha dos primeiros livros a serem utilizados: A menina que roubava livros, de Marcus Zusak e O diário de Anne Frank, de Anne Frank, uma obra fictícia e um dos documentos mais importantes da Segunda Guerra Mundial, respectivamente. Trata-se de um estudo baseado em diários (tanto ficcionais quanto reais), na infância e em personagens femininas no comando do desenrolar desses relatos. Trata-se também de perceber a visão dessas personagens sobre a forma como o mundo em crise afeta suas vidas e como a luta para a manutenção de um cotidiano, na medida do possível, normal é realizada a cada dia por elas mesmas, por suas famílias e por aqueles que as rodeiam. Em um momento posterior, decidiu-se que, além de focar nessas meninas que viveram situações peculiares durante o mesmo período, essa pesquisa buscaria outros pontos de vista sobre a mesma época. No momento, buscamos relatos de outros jovens da Alemanha Nazista, filiados à Juventude Hitlerista, algo que nos revele como essa criança via o que ocorria à sua volta. Nesse contexto, ainda nada foi encontrado, no entanto, incluímos na pesquisa uma nova fonte: O Diário de Helga, também um relato real sobre a Segunda Guerra. O projeto encontra-se em fase de desenvolvimento de sua proposta.
Palavras-chave História, pesquisa, prática
Forma de apresentação..... Painel
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