Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1142

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Juliana Monteiro da Silva Freitas
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros Fabiana de Oliveira Castro, Karina Cardoso da Silva, Larissa Souza Moreira, Renata Aparecida Silva Araújo
Título A Presença do Lúdico na Instituição de Educação Infantil: experiências vivenciadas durante o PIBID Educação Infantil
Resumo O presente trabalho é parte das atividades do PIBID/ Educação Infantil sendo esse um dos subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Capes, tendo como subárea a Educação Infantil, que está sendo desenvolvido na Escola Municipal Padre Francisco José da Silva, no Bairro Nova Viçosa, situada no município de Viçosa-MG. O trabalho do PIBID/Educação Infantil que está sendo desenvolvido na escola em questão atende as crianças que estudam na creche e na pré-escola. A experiência do PIBID/Educação Infantil possibilita que as bolsistas conciliem a teoria e a prática, sendo fundamental para a sua formação enquanto futuras Educadoras Infantis. O trabalho em conjunto com a escola soma experiências trazendo benéficos para as crianças atendidas. O desígnio desse trabalho é apresentar um relato de experiência dos projetos de intervenção concretizados com as crianças da Creche e da Pré-Escola, com faixa etária de 2 a 5 anos. A metodologia empregada compôs-se de elaboração de projetos temáticos de intervenção, desenvolvimento de atividades lúdicas, buscando o desenvolvimento integral das crianças, trabalhando as múltiplas linguagens. Na instituição estão sendo aumentados três projetos de intervenção. Com relação à creche, há dois projetos, sendo eles: Educar é arte, música faz parte; e Animais. Na pré-escola a temática do projeto de intervenção é: A importância do Lúdico na Educação Infantil. No decorrer dos projetos são desenvolvidas diferentes atividades, entendendo que a criança é um ser ativo em seu processo de construção do conhecimento. Para trabalhar as múltiplas linguagens, empregamos uma abordagem lúdica. Neste sentido foram desenvolvidas, em ambos os projetos, atividades apresentando animais, plantas; atividades de artes, música, contação de histórias; utilizando água, entre outros. Também como, excursões e exposições das atividades realizadas pelas crianças com a finalidade de trabalhar com a família. Dessa maneira entende-se a criança como um ser ativo na construção de seu conhecimento, dando a elas a possibilidade de explorarem e conhecerem o mundo ao seu redor de acordo com o estágio de desenvolvimento que cada uma se encontra. A presença do lúdico na instituição de educação infantil cria novas possibilidades e experiências para as crianças. Sendo assim, com estes projetos e com as atividades induzidos, esperamos modificar em parte a realidade de ensino vivenciada pelas crianças, levando a elas possibilidades antes não experimentadas. A oportunidade de participar do PIBID – Educação Infantil possibilitou uma nova bagagem de conhecimentos a nós enquanto discentes, sendo fundamental para a nossa futura docência.
Palavras-chave “CRIANÇA”, “INTERVENÇÃO”, “LÚDICO”
Forma de apresentação..... Painel
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