Resumo |
O presente trabalho é parte das atividades do PIBID/ Educação Infantil sendo esse um dos subprojetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Capes, tendo como subárea a Educação Infantil, que está sendo desenvolvido na Escola Municipal Padre Francisco José da Silva, no Bairro Nova Viçosa, situada no município de Viçosa-MG. O trabalho do PIBID/Educação Infantil que está sendo desenvolvido na escola em questão atende as crianças que estudam na creche e na pré-escola. A experiência do PIBID/Educação Infantil possibilita que as bolsistas conciliem a teoria e a prática, sendo fundamental para a sua formação enquanto futuras Educadoras Infantis. O trabalho em conjunto com a escola soma experiências trazendo benéficos para as crianças atendidas. O desígnio desse trabalho é apresentar um relato de experiência dos projetos de intervenção concretizados com as crianças da Creche e da Pré-Escola, com faixa etária de 2 a 5 anos. A metodologia empregada compôs-se de elaboração de projetos temáticos de intervenção, desenvolvimento de atividades lúdicas, buscando o desenvolvimento integral das crianças, trabalhando as múltiplas linguagens. Na instituição estão sendo aumentados três projetos de intervenção. Com relação à creche, há dois projetos, sendo eles: Educar é arte, música faz parte; e Animais. Na pré-escola a temática do projeto de intervenção é: A importância do Lúdico na Educação Infantil. No decorrer dos projetos são desenvolvidas diferentes atividades, entendendo que a criança é um ser ativo em seu processo de construção do conhecimento. Para trabalhar as múltiplas linguagens, empregamos uma abordagem lúdica. Neste sentido foram desenvolvidas, em ambos os projetos, atividades apresentando animais, plantas; atividades de artes, música, contação de histórias; utilizando água, entre outros. Também como, excursões e exposições das atividades realizadas pelas crianças com a finalidade de trabalhar com a família. Dessa maneira entende-se a criança como um ser ativo na construção de seu conhecimento, dando a elas a possibilidade de explorarem e conhecerem o mundo ao seu redor de acordo com o estágio de desenvolvimento que cada uma se encontra. A presença do lúdico na instituição de educação infantil cria novas possibilidades e experiências para as crianças. Sendo assim, com estes projetos e com as atividades induzidos, esperamos modificar em parte a realidade de ensino vivenciada pelas crianças, levando a elas possibilidades antes não experimentadas. A oportunidade de participar do PIBID – Educação Infantil possibilitou uma nova bagagem de conhecimentos a nós enquanto discentes, sendo fundamental para a nossa futura docência. |