Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1136

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Joseane Faria Gomes
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros Érika Cristina Viana Gonçalves, Letícia Alvares da Silva Mol, Lívia de Oliveira Júlio Fidêncio
Título Desafios e Conquistas da Formação Profissional na Educação Infantil – Relato de uma experiência de atuação prática pelas bolsistas do PIBID Educação Infantil da UFV.
Resumo A formação em Educação Infantil permite ao graduando vivenciar experiências através de participações que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão. O PIBID é um dos propiciadores dessas experiências, principalmente de ensino. A atuação das bolsistas PIBID/EIN visa atender as crianças da creche e da pré escola na faixa etária entre 2 a 5 anos de idade de várias instituições de Viçosa-MG, dentre elas, o Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes. No período da manhã são atendidas 4 salas sendo: 1 sala de creche,2 salas de 1º período e 1 sala de 2º período. A relevância desse trabalho se justifica pela importância das ações desenvolvidas junto à escola no intuito de promover atividades voltadas para a criança contribuindo assim para o seu desenvolvimento integral. As ações realizadas têm como objetivo principal trabalhar as linguagens na Educação Infantil como: Linguagem Oral e Escrita, Linguagem Matemática, Artes Plásticas, Musical e Dramática, Ciências Sociais e Naturais e possibilitar às bolsistas vivências e reflexões sobre a formação e a prática docente. Foram desenvolvidas atividades lúdicas com as crianças de forma a complementar o trabalho realizado pela professora da sala atendida, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem das crianças, propiciando espaços e materiais atrativos para as mesmas permitindo que pudessem agir de forma autônoma. A metodologia do trabalho constituiu-se de pesquisa bibliográfica, desenvolvimento e avaliação das atividades e discussões realizadas em reuniões, semanalmente, com a coordenação e toda equipe de trabalho. Os resultados das ações realizadas junto às crianças até o momento evidenciam uma mudança significativa no que se refere à forma como as atividades são propostas e desenvolvidas pelas bolsistas, deixando-as mais lúdicas e concretas. Possibilitamos que as crianças se expressem através das múltiplas linguagens, com a disponibilização de diferentes atividades.Em cada mesa trabalha-se uma linguagem com materiais diversificados. Consideramos que o trabalho desenvolvido tem se mostrado eficiente, pois as crianças estão demonstrando interesse e prazer ao realizar as atividades propostas. Percebemos que as crianças evidenciam passar por um conflito ao terem oportunidade de escolher a atividade que podem participar, sendo o conflito um bom indício de que o trabalho de promover a autonomia está acontecendo de forma satisfatória. Entendemos que o trabalho realizado junto às crianças e a escola tem sido de fundamental para a formação das crianças e das bolsistas.Desafios diversos foram encontrados, dentre eles, o de trabalhar junto às professoras das crianças com metodologias que envolvam a participação ativa das crianças e com isso muitas possibilidades de proporcionar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças no que se refere à matemática, à escrita, às artes, à oralidade e às ciências naturais e sociais foram criadas e vivenciadas por todos -crianças, professores e bolsistas.
Palavras-chave LÚDICO, EDUCAÇÃO, LINGUAGEM
Forma de apresentação..... Painel
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