Resumo |
A formação em Educação Infantil permite ao graduando vivenciar experiências através de participações que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão. O PIBID é um dos propiciadores dessas experiências, principalmente de ensino. A atuação das bolsistas PIBID/EIN visa atender as crianças da creche e da pré escola na faixa etária entre 2 a 5 anos de idade de várias instituições de Viçosa-MG, dentre elas, o Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes. No período da manhã são atendidas 4 salas sendo: 1 sala de creche,2 salas de 1º período e 1 sala de 2º período. A relevância desse trabalho se justifica pela importância das ações desenvolvidas junto à escola no intuito de promover atividades voltadas para a criança contribuindo assim para o seu desenvolvimento integral. As ações realizadas têm como objetivo principal trabalhar as linguagens na Educação Infantil como: Linguagem Oral e Escrita, Linguagem Matemática, Artes Plásticas, Musical e Dramática, Ciências Sociais e Naturais e possibilitar às bolsistas vivências e reflexões sobre a formação e a prática docente. Foram desenvolvidas atividades lúdicas com as crianças de forma a complementar o trabalho realizado pela professora da sala atendida, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem das crianças, propiciando espaços e materiais atrativos para as mesmas permitindo que pudessem agir de forma autônoma. A metodologia do trabalho constituiu-se de pesquisa bibliográfica, desenvolvimento e avaliação das atividades e discussões realizadas em reuniões, semanalmente, com a coordenação e toda equipe de trabalho. Os resultados das ações realizadas junto às crianças até o momento evidenciam uma mudança significativa no que se refere à forma como as atividades são propostas e desenvolvidas pelas bolsistas, deixando-as mais lúdicas e concretas. Possibilitamos que as crianças se expressem através das múltiplas linguagens, com a disponibilização de diferentes atividades.Em cada mesa trabalha-se uma linguagem com materiais diversificados. Consideramos que o trabalho desenvolvido tem se mostrado eficiente, pois as crianças estão demonstrando interesse e prazer ao realizar as atividades propostas. Percebemos que as crianças evidenciam passar por um conflito ao terem oportunidade de escolher a atividade que podem participar, sendo o conflito um bom indício de que o trabalho de promover a autonomia está acontecendo de forma satisfatória. Entendemos que o trabalho realizado junto às crianças e a escola tem sido de fundamental para a formação das crianças e das bolsistas.Desafios diversos foram encontrados, dentre eles, o de trabalhar junto às professoras das crianças com metodologias que envolvam a participação ativa das crianças e com isso muitas possibilidades de proporcionar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças no que se refere à matemática, à escrita, às artes, à oralidade e às ciências naturais e sociais foram criadas e vivenciadas por todos -crianças, professores e bolsistas. |