ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Metodologias de ensino e práticas educativas |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | BIC-Júnior |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | GABRIEL DE SOUZA QUIRINO |
Orientador | DANIEL RODRIGUES VENTURA |
Outros membros | EMERICH MICHEL DE SOUSA, ÍTALO AUGUSTO GANDRA, JOÃO VÍTOR BARBOSA DE RESENDE, LUÍSA MORAES ALVES |
Título | Como melhorar o ensino da física com recursos modernos |
Resumo | O ensino da física, normalmente, consiste em algo muito teórico e poucas vezes prático. Buscou-se neste trabalho a mudança deste cenário. Utilizando recursos modernos como o software(LoggerPro), elaboramos roteiros de aulas práticas com o uso de sensores digitais.O LoggerPro é um programa de computador que permiti o estudo da física, assim como outras ciências, pois com este programa e sensores é possível verificar com grande precisão mudanças em variáveis físicas. Durante o projeto desenvolvemos roteiros para uso específico de alguns sensores e recursos. Foram para sensores de som, movimento e recursos de análise de vídeo. O uso do sensor de som possibilitou o estudo de ondas. Ondas geradas a partir de uma batida em um diapasão criam um gráfico no programa de computador no qual está ligado o sensor, a partir da análise do gráfico podemos retirar diversas características da onda, como amplitude e comprimento, além de verificar a frequência, permitindo assim fazer cálculos com os resultados. É possível também, verificar fenômenos sonoros como o batimento. Ao batermos em dois diapasões simultaneamente. Com o uso do sensor de movimento desenvolvemos um roteiro que permite verificar conceitos cinemáticos, assim como determinar a gravidade no local. O sensor de movimento é acoplado a uma rampa inclinada e sob a rampa colocamos um carrinho. Ao soltarmos o carrinho, o sensor registra o movimento instantaneamente na tela computador. Os dados obtidos desta medida, representados por tabelas e gráficos na tela do computador possibilitam análise e estudo de grandezas como: a Velocidade X Tempo, Distancia X Tempo, Aceleração X Tempo. Com ajustes do próprio programa é possível obter a gravidade do local. É possível realizar análises de vídeos obtidos com uma simples câmera digital. Realizamos estudos de filmes de lançamento horizontal ou queda livre. Foi possível obter destes vídeos, usando ferramentas do programa, diversos gráficos para serem explorados. Com o uso de recursos modernos no ensino, este se torna mais atraente e simples, facilitando a explicação o andamento das aulas e motivando o estudante. Com o uso dessas aulas práticas os alunos tem maior fixação do conteúdo. Portanto, esses roteiros podem ser explorados nos mais diversos lugares mesmo que com a ausência de sensores, bastando um computador e o software. Foi investigado como os recursos tecnológico envolve o aluno e o faz menos passivo. |
Palavras-chave | Ensino da física, Uso de recursos modernos, Experimentos |
Forma de apresentação..... | Painel |