Resumo |
O projeto de extensão MusiCArt: entre vozes e ecos da cultura musical tem como objetivo realizar brincadeiras musicais na Educação Infantil que se constituam em experiências vivas, agradáveis e enriquecedoras para todos os envolvidos, proporcionando o contato com a musicalização, promovendo a interação entre instituições x famílias, profissionais da saúde e comunidade da cidade de Viçosa-MG e região. Sua proposta principal é gerar inclusão social, focando as ações na participação ativa de pais, professores, crianças, profissionais da música, da educação e da saúde desenvolvendo capacidades e habilidades que permitam sua inserção em outros campos que não a escola, de forma integrada com outros projetos de extensão. Visa ainda capacitar os profissionais da educação infantil – professores e gestores para auxiliar as escolas a implementarem a Lei nº 11.769 que determina a obrigatoriedade da música em suas atividades. As ações propostas neste projeto visam contemplar estas exigências levando todos os envolvidos (crianças, pais, estudantes, professores, voluntários) a ver, na música, um meio potencial para o desenvolvimento humano e a prática da ludicidade, abrangendo o trabalho com o corpo, o som e o movimento, respeitando a esteticidade e a apreciação estética, associando as músicas infantis (elaboradas especialmente para este público) com aquelas consideradas adultas, mas que podem ter arranjos mais voltados para o público infantil. A idéia é aproximar educação de cultura promovendo a música e a educação artística na escola. As atividades do projeto incluem atendimento das demandas da comunidade, reuniões e pesquisas para escolha e ensaio de repertório e brincadeiras cantadas, estudos de textos em grupo, peças teatrais envolvendo músicas que valorizem o corpo e o movimento. Utilizando de diferentes recursos didáticos, instrumentais e de materiais recicláveis, tem por objetivo ainda contribuir com a preservação do meio ambiente. O projeto tem auxiliado na promoção de uma maior interação família-escola-comunidade, na melhoria da prática docente para o trabalho com atividades de música, corpo, som e movimento; na diversificação das atividades musicais e sua utilização de forma lúdica na prática escolar; inserção do público atendido em um clima de apreciação pela boa música; empoderamento dos grupos para que possam buscar estratégias de confecção de objetos musicais e de utilização dos recursos que seu meio oferece. Através da nossa prática acreditamos cada vez mais no valor da música desde os primeiros balbucios da criança, pois ela deve ser considerada um meio para o desenvolvimento integral da criança durante o processo de construção do conhecimento sobre o mundo físico, social e cultural. |