Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1105

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves
Orientador MICHELLE NAVE VALADÃO
Outros membros Catia de Souza Vicente, Talita dos Santos Alves Vilela
Título Libras para ouvintes: recursos e metodologias de ensino
Resumo A partir da inclusão da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – como disciplina obrigatória nos cursos de licenciatura, legitimada pelo decreto nº 5.626, de 2005, muitos ouvintes têm demonstrado interesse por conhecer e aprender essa língua. Neste contexto, foi criado o Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais – CELIB – da Universidade Federal de Viçosa – UFV, integrado ao Programa de Extensão em Ensino de Línguas – PRELIN. O PRELIN conta ainda com outros três cursos de línguas: inglês, francês e espanhol. Além de oferecerem o ensino de línguas á comunidade, esses cursos de extensão constituem-se em espaços pedagógicos, vinculados à formação de futuros professores de línguas do Departamento de Letras da UFV. Este trabalho visa relatar uma experiência docente vivenciada no CELIB no transcorrer do período de um ano e seis meses, buscando apresentar e discutir os resultados, metodologias e dinâmicas criadas para auxiliar no ensino de LIBRAS para ouvintes. O CELIB promove o ensino-aprendizagem da LIBRAS para ouvintes da cidade e região, que buscam o curso baseados em interesses diversos perpassando desde a curiosidade sobre a língua ao interesse da cultura surda, até necessidades específicas como a de se comunicar com um parente ou amigo surdo, ou ainda para complementar a sua formação. Assim como os demais cursos do PRELIN, o CELIB constitui-se em um importante espaço de preparação de futuros professores, pois o ensino da LIBRAS é ministrado pelos estudantes dos cursos de licenciatura em Letras da UFV, denominados professores pré-serviço. Um dos principais desafios enfrentados por esses graduandos é tornarem-se uma ponte comunicativa entre a comunidade dos ouvintes e a comunidade dos surdos. Além desse entrave, existe a problemática referente a não existência, na UFV, da habilitação em LIBRAS junto ao curso de Letras - Língua Portuguesa. Desse modo, a formação dos professores pré-serviço é construída por meio de grupos de estudos temáticos, desenvolvidos entre as docentes da área de LIBRAS do Departamento de Letras e esses estudantes. Outra dificuldade refere-se à elaboração de metodologias que possam facilitar a compreensão por parte dos ouvintes quanto à cultura surda, conduzindo-os a utilizar expressão corporal, por exemplo. Corroborando a essa necessidade de metodologias que propiciem no ensino-aprendizado dessa língua para os ouvintes a equipe de professores elaboram recursos didáticos que atendem às especificidades dessa língua espaço-visual. Assim, o CELIB tem se mostrado como uma iniciativa inovadora. Por ser parte de políticas públicas recentes, sua estruturação didática e metodológica ainda é incipiente e aponta para a necessidade de discussões acerca dessas práticas, na busca de melhores condições do ensino da LIBRAS que propiciem resultados eficientes e satisfatórios tanto para a comunidade surda quanto para a comunidade ouvinte.
Palavras-chave LIBRAS, ensino-aprendizagem, inclusão.
Forma de apresentação..... Painel
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