Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1095

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sabrina Lopes Nogueira da Silva
Orientador WANIA MARIA GUIMARAES LACERDA
Outros membros Fernanda Marques da Silva, Taylla Cristina de Paula Silva
Título “Experiências de mobilidade acadêmica internacional de camadas populares da América Latina: o caso da UFV- Brasil e da Universidad de Caldas – Colômbia”
Resumo Este trabalho apresenta os resultados parciais da pesquisa cujo objetivo é descrever e analisar a experiência de estudantes da América Latina oriundos das camadas populares que realizaram mobilidade acadêmica na Universidad de Caldas – Manizales, Caldas, Colômbia, no ano de 2012. A primeira parte da pesquisa sobre os estudantes estrangeiros na Universidad de Caldas/Colômbia foi realizada em 2012, com a aplicação de questionários aos estudantes estrangeiros oriundos do Chile, Brasil e México. A segunda parte será constituída por entrevistas aos estudantes que foram selecionados a partir dos questionários, de acordo com a sua vulnerabilidade econômica no país de origem. Os dados parciais obtidos indicam que todos os estudantes dos países pesquisados consideram que a mobilidade acadêmica internacional possibilitará o enriquecimento cultural, a ascensão social e profissional. Para os estudantes mexicanos e chilenos, altém disso, a mobilidade internacional também possibilitou a ampliação de suas redes de relações sociais. Para a investigação da constituição do interesse pela mobilidade internacional entre estudantes de camadas populares foram obtidos dados sobre o percurso escolar dos sujeitos investigados até o ingresso na educação superior. Tais dados indicam que se trata de universitários que assumiram muito cedo a condução dos seus percursos escolares, ou seja, possuem um alto grau de autonomia nas escolhas que empreenderam o que parece ter favorecido a decisão de buscar a formação também em nível internacional. Os sujeitos investigados mencionam a participação de suas famílias na constituição de seus percursos escolares, mas indicam que elas os incentivaram sem, contudo, empreenderem práticas efetivas na condução de desses percursos, uma vez que não dispunham de recursos materiais e simbólicos. Os amigos, para todos os investigados, são apontados como incentivadores da realização da mobilidade internacional. Em alguns casos, foram esses amigos que viabilizaram as viagens dando informações e o apoio inicial necessário.
Palavras-chave Mobilidade Acadêmica, América Latina, Camadas Populares
Forma de apresentação..... Painel
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