Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1092

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde publica e ambiente
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Caroline Teixeira Maciel
Orientador LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES
Outros membros Ana Paula da Silva Amaral, Daniele do Carmo Eleto Hamadé, Isabel Maia dos Santos, Willians Guilherme dos Santos
Título Atividade educativa como prática transformadora na ESF no município de Viçosa, Minas Gerais.
Resumo A disciplina Enfermagem na Saúde da Mulher (EFG 360) está inserida na matriz curricular do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa e alocada no Departamento de Medicina e Enfermagem (DEM), ao qual objetiva proporcionar ao acadêmico de enfermagem compreender os fenômenos sociais que circundam a vida da mulher, destacando alguns pontos, o processo saúde-doença e o trabalho do enfermeiro na assistência integral à saúde da mulher no nível da rede básica de saúde. Para tanto, além do ensino teórico (3 créditos), se propõem atividades práticas (4 créditos) nas Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Viçosa (MG). Neste contexto, os discentes desenvolvem ações que proporcionem mudanças no processo saúde-doença das mulheres Objetivo: Evidenciar a experiência de um grupo educativo para as mulheres moradoras de um distrito do município de Viçosa (MG). Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido pelos discentes e docente do curso de enfermagem da UFV. Os dados foram coletados no mês de Julho de 2013. Os participantes residem no município de Viçosa (MG) e o grupo ocorreu no dia 09/07/2013, no espaço social de uma unidade de saúde. Compareceram 1 docente, 5 discentes e 8 mulheres da comunidade. Duração: 60 minutos. Utilizou-se o referencial teórico-filosófico de Paulo Freire (metodologia dialógica) para a construção do planejamento, onde delineou-se a estratégia de ensino roda de conversa abordando os seguintes temas: a) órgãos externos e internos do sistema reprodutor feminino; b) ciclo menstrual; e, c) métodos contraceptivos. Os mesmos foram propostos didaticamente com os recursos audiovisuais (material, vídeo e peças anatômicas educativas) da ESF e do DEM. Resultados: A atividade proporcionou empoderamento destas mulheres a respeito de seu próprio corpo, além de orientá-las sobre as possíveis mudanças fisiológicas que possam ocorrer no ciclo menstrual como alterações no muco cervical, no endométrio, nas mamas e nos níveis de humor. Também, foram sensibilizadas a serem autoras do seu próprio corpo e a partir disso terem autonomia e segurança para optar pelo método contraceptivo. Conclusão: ao final da discussão as mulheres avaliaram por meio de uma palavra qual o significado da atividade, sendo estes: “conhecimento”, “proveitoso”, “bom”(n=2), “muito bom” (n=2), “bacana” e “bastante esclarecedor”. Por fim, a atividade educativa se configura como uma importante ferramenta no processo saúde-doença do indivíduo, família ou comunidade. Quanto à Universidade, as práticas educativa demonstra-se como um campo de atuação transformador que possibilita ao aluno vivenciar a realidade ao qual está inserida, considerando as nuances dos determinantes sociais de saúde, bem como abarcando às propostas depreendidas no ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave Enfermagem, Saúde da Mulher, Educação em Saúde
Forma de apresentação..... Painel
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