Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1089

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde publica e ambiente
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Camila Dias da Silva
Orientador MARILANE DE OLIVEIRA FANI AMARO
Outros membros BRUNO DAVID HENRIQUES, Carolina Ribeiro Bandeira, ERICA TOLEDO DE MENDONCA, Lídia Miranda Brinati, LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES, Mateus de Souza Santos, Nádia Aparecida Soares Diogo, TIAGO RICARDO MOREIRA
Título Atendimento a pacientes diabéticos no centro de atenção secundária (Hiperdia) no município de Viçosa, MG: promoção da saúde e prevenção de agravos em lesões cutâneas.
Resumo Introdução: O Diabetes Mellitus (DM) acomete cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo, sedo o pé diabético é uma das suas principais complicações. Contribuem para o aparecimento deste agravo a interação da doença vascular, da infecção e em especial da neuropatia periférica, que transformam o pé em um órgão-alvo de altíssimo risco. Nos dias de hoje, é possível afirmar que até 85% das amputações poderiam ser evitadas através de um programa de cuidado ao pé diabético, controle glicêmico adequado, educação e informação. Dentro deste contexto, o enfermeiro é apontado como o profissional que deve assumir a organização e cuidado dessa clientela. Suas habilidades devem levá-lo a detectar e prevenir alterações neurológicas e vasculares periféricas, além de outros agravantes que podem precipitar processos ulcerativos. Objetivos: Identificar o perfil do DM e suas complicações a fim de promover intervenções e/ou acompanhamentos individualizados no Centro de Referência HIPERDIA no Município de Viçosa, Minas Gerais; capacitar os profissionais de saúde do município de Viçosa e microrregião envolvidos diretamente na assistência ao portador de feridas crônicas. Descrição das principais ações: Realização de entrevistas semi-estruturadas aplicadas no domicílio, com o intuito de se conhecer o perfil sociodemográfico e epidemiológico dos portadores de DM e hipertensão arterial (HA) de Viçosa; realizado o screening em pacientes diabéticos do tipo I e II no HIPERDIA, buscando alterações neuropáticas como perda da sensibilidade e na circulação sanguínea como o quadro de doença arterial obstrutiva periférica. Os discentes do projeto atuam no ambulatório de curativos, realizando avaliações de lesões em pacientes diabéticos, educação em saúde sobre o manejo da doença, prevenção de agravos e sobre o uso, conservação, aplicação e manuseio da insulina. Além disso, está sendo preparado uma capacitação destinada aos agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem de Viçosa. Resultados alcançados até o momento: Após análise de dados obtidos pelas entrevistas, observou-se que há maior número de mulheres, com diagnóstico de HA associado ao DM, na faixa etária acima de 60 anos e que estas possuem o primeiro grau incompleto. Sobre as complicações crônicas decorrentes da doença, as mais comuns foram às cardiovasculares e os fatores de risco estiveram relacionados aos hábitos de vida como sedentarismo, ao sobrepeso e a obesidade. O projeto está promovendo acesso dos pacientes do SUS a tratamentos especializados o que promove maior rapidez na cicatrização das lesões e a redução do risco de complicações, assim como a melhora na qualidade de vida dos mesmos. Conclusão: O projeto busca oferecer subsídios para o planejamento de ações que possam melhorar a qualidade de vida dos indivíduos portadores de DM e HA, além de retardar ou minimizar o aparecimento de complicações crônicas nesta clientela.
Palavras-chave Diabetes Mellitus, Lesões Cutâneas, Enfermagem
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.