Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1086

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e paisagismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa Jovens Talentos/CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Karen Guedes Teixeira Rocha
Orientador TULIO MARCIO DE SALLES TIBURCIO
Outros membros Thiago de Sousa Gonzaga
Título TICs e seus impactos em ambientes de aprendizagem na UFV
Resumo Com o recorrente surgimento de novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs)nesta era de informação, levantam-se questões sobre os impactos dessas tecnologias no processo de ensinar e de aprender, e como devem se configurar as salas de aula para que abriguem ou não as novas mídias tecnológicas. Esta pesquisa, desenvolvida junto com bolsista PIBIC, investiga a infraestrutura das salas de aula da UFV com foco nas tecnologias. Mudanças são perceptíveis no processo ensino-aprendizagem, como pode ser observado , por exemplo, no departamento de Arquitetura e Urbanismo que enfrenta mudanças no processo de projeto,que antes era feito no papel e agora passa para uso intensivo do computador. Portanto, é inevitável que haja mudanças e adaptações no espaço físico em prol desse avanço das mídias eletrônicas como. Por outro lado, levanta-se uma discussão sobre o processo e a sua eficácia para a aprendizagem através dos novos meios tecnológicos. Esse quadro é observado também em outras áreas do conhecimento, fazendo-se necessário a investigação dos possíveis problemas existentes e a elaboração de um diagnóstico referente a eles. Sabendo-se do crescimento da Universidade e bem como da sua política de internacionalização, tal avaliação torna-se indispensável. Esta pesquisa objetiva investigar a relação entre o espaço físico das salas de aula da UFV, tendo em vista os projetos pedagógicos dos cursos, bem como as relações sociais e comportamentais que acontecem nos ambientes de ensino influenciados pelo uso de novas tecnologias. O diagnóstico foi feito através de mapeamento e avaliação dos ambientes de aprendizagem tecnológicos, assim como uma avaliação pelos usuários. O produto esperado é um diagnóstico que demonstre a situação atual da universidade e o que seria possível de ser implementado em termos de tecnologia nos cursos diversos, ou quais adaptações seriam necessárias para que o ambiente estudado comportasse um novo modo de ensino tecnológico. Nessa primeira etapa do projeto foi desenvolvida uma metodologia de levantamentos e análises e o projeto terá continuidade. Foi produzido um artigo sobre a pesquisa e publicada em congresso.
Palavras-chave Arquitetura de Escolas, Sala de Aula, TICs
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.