Resumo |
O Pibid é um programa institucional que visa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Seu principal objetivo é incentivar a formação de docentes em nível superior e elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. O trabalho desenvolvido pelos bolsistas do Pibid da matemática que será apresentado neste trabalho teve como objetivo, buscar soluções para um problema muito comum no ambiente escolar, o desperdício de merenda. Trabalhamos com os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Raul de Leoni e desenvolvemos todo o projeto com a participação direta destes estudantes. Iniciamos nosso trabalho determinando valores que representassem toda a comida jogada fora através de medições realizadas pelos próprios alunos da escola durante uma semana. Feito isso, promovemos uma conscientização para enfatizar a gravidade do problema. Procuramos descobrir o motivo pelo qual os alunos desperdiçavam tanta merenda. Através dos dados recolhidos durante a semana, eles determinaram quantas pessoas, aproximadamente, poderiam ser alimentadas com aquela comida. Em toda a execução do trabalho, tivemos a consciência de que o desperdício seria inevitável, assim, encontramos destinos favoráveis aos restos dos alimentos. Mostramos aos alunos e funcionários da escola que o reaproveitamento pode ser feito logo na preparação da merenda, usando as cascas dos vegetais para a fabricação de sucos, doces, entre outros. Elaboramos um caderno de receitas alternativas para que as merendeiras pudessem realizar pratos diversificados para os estudantes com as partes dos alimentos que antes eram jogadas fora. Os restos deixados nos pratos, como não podem ser reaproveitados na alimentação, podem ser usados como adubo orgânico. Como a escola possui uma área não utilizada, sugerimos a construção de uma horta para complementar ainda mais a alimentação dos alunos e utilizar esses restos. Os alunos envolvidos nesta atividade puderam perceber que a matemática esta presente até mesmo no desperdício de alimento. Eles aplicaram de forma bem direta todo o conteúdo já visto em sala de aula sobre unidades de medidas e proporcionalidade. Puderam calcular a porcentagem de comida jogada fora em relação ao tanto era fabricado durante a semana e assim, perceberam a gravidade do problema. O desperdício na escola Raul de Leoni já foi amenizado e esperamos que todos que conheceram nosso trabalho possam fazer sua parte para evitar o desperdício. |