Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1067

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Michelli Soares Barbosa
Orientador PAULO ROBERTO DOS SANTOS AMORIM
Título Validação de pedômetro na detecção de número de passos de crianças
Resumo A medida de atividade física (AF) é pré-requisito essencial para se explorar a associação entre atividade física e saúde dos indivíduos, sendo, no entanto, um comportamento difícil de caracterizar, principalmente em crianças. A obtenção de dados acurados para a AF é um dos principais focos dos estudos científicos. Com essa finalidade, os sensores de movimento, incluindo acelerômetros e pedômetros passaram a receber maior atenção por seu potencial como ferramenta de medida da AF. No entanto, é necessária a validação do equipamento utilizado, para avaliar sua precisão na medida de passos. Assim, o objetivo do presente trabalho foi analisar a validade, variabilidade e reprodutibilidade do pedômetro Power Walker® (PW). Para tanto, foram utilizadas 52 crianças, entre 8 e 13 anos, as quais foram equipadas com o pedômetro PW e submetidas a duas etapas: a primeira comparando os dados do pedômetro com contagem de passos por observação direta (OD) em pista de atletismo e a segunda comparando com caminhada em esteira em 3 estágios com diferentes velocidades. O teste t de Student foi utilizado para detectar diferenças estatísticas entre as contagens de passos produzidas pelo PW e pela contagem da OD em cada velocidade selecionada na esteira. A validade foi determinada através de metodologia proposta por Bland-Altman, reprodutibilidade pelo coeficiente de correlação intra-classe (CCI) e variabilidade pelo coeficiente de variabilidade (CV). Não se verificou diferenças significativas entre as contagens de passos registradas pelo pedômetro PW em comparação ao método critério de OD durante caminha em pista. Por outro lado, a análise dos testes em esteira rolante evidenciou diferença significativa entre as contagens de passos registradas principalmente em velocidade de caminhada lenta. No entanto, em velocidades de caminhada moderada e rápida não foram identificadas diferenças significativas entre quantidades de passos registradas pelos pedômetros PW em comparação com a medida critério. O CV do PW manteve-se entre 12 e 17%, apresentando maior valor durante caminhada em menor velocidade. Os valores calculados para o CCI, mantiveram-se elevados independentemente do protocolo de teste utilizado, observando-se uma tendência ao aumento da correlação à medida que se aumentou a velocidade de caminhada em esteira. Em conclusão, o pedômetro PW é válido para a contagem de passos em crianças, pois mostrou alta concordância com a contagem de passos pelo método de OD, e alta repetibilidade e baixa variabilidade, mesmo em velocidade lenta de caminhada.
Palavras-chave Atividade Física, Crianças, Pedômetro
Forma de apresentação..... Oral
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