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21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1064

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Maristela Aparecida de Almeida
Orientador CHRISTIANNE BENATTI ROCHEBOIS
Título Gramática e contextualizações: estudo da gramática francesa nos anos 1970, no contexto da ditadura militar no Brasil
Resumo Introdução
A proposta de nosso trabalho é investigar o método COURS DE FRANÇAIS - MÉTHODE STRUCTURALE, elaborado no Brasil, por autores brasileiros que foram inicialmente aprendizes da língua e, em seguida, professores dessa mesma língua. Consideramos como necessárias informações sobre os autores, suas formações e suas trajetórias profissionais.
Verificaremos o contexto da ditadura militar e a década de 70 no Brasil, bem como os diferentes momentos da educação brasileira.
Nossa investigação não aborda os efeitos de ensino explícito da gramática na aprendizagem da língua francesa, mas sim a caracterização do discurso gramatical e sua adaptação ao contexto definido, além da análise das possíveis causas das variações discursivas.

Objetivos
Nosso objetivo geral é analisar o discurso gramatical do referido método. Para que este objetivo geral seja alcançado são necessários os seguintes objetivos específicos: identificar através do livro didático selecionado as características dos autores; as características da obra; as indicações do período emergente na didática de línguas estrangeiras; caracterizar o momento socioeducativo do contexto brasileiro; definir o discurso de referência das gramáticas francesas contemporâneas à obra selecionada; caracterizar as "ideias linguísticas" ativas no contexto considerado; identificar e analisar o livro didático selecionado no ponto de vista de grau de contextualização, variação linguística, inovações e recuos em relação as descrições linguísticas de gramáticas francesas.

Metodologia
Nossa metodologia é a pesquisa bibliográfica, com leitura reflexiva e investigativa, seguida de análise e interpretação do discurso veiculado pelo método supracitado.
Verificamos o contexto da ditadura militar e a década de 70 no Brasil, a história da educação no país, bem como os diferentes momentos do ensino de línguas no Brasil e na França, buscando compreender o caminho percorrido pela língua francesa no ensino superior brasileiro.

Resultados e conclusões
A língua é constituída, condicionada e modelada pelas realidades social e cultural de cada contexto, assim, o que observamos no que concerne a identidade sociolinguística, são as escolhas linguísticas dos autores.
Considerando a linguagem como reflexo da identidade do discurso humano, compreendemos que tais escolhas linguísticas provêm dos elos existentes entre língua e sociedade, que estão sempre em evolução e renovação.
No referido método, através de uma análise sociolinguística, são possíveis leituras interpretativas sobre cultura (representações sociais) e sobre a linguagem (empréstimos e estrangeirismos). Estes, aliados às representações sociais, fazem parte dos saberes dos autores e a escolha desses conteúdos revela seus pontos de vista, isto é, considerando o momento de produção e utilização do método, a época da Ditadura Militar no Brasil, verificamos que a obra reflete as representações e identidades passíveis de serem expressas e divulgadas.
Palavras-chave Gramática Francesa, Ditadura Militar, Identidade Sociolinguística
Forma de apresentação..... Oral
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