Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1057

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Gabriela Maria Caixeta Campioto
Orientador MARLI REGINA DOS SANTOS
Outros membros Aline Aparecida dos Santos Silva, Márcio Gustavo Vieira, Shayenne Figueiredo de Souza Oliveira
Título A horta didática: um projeto multidisciplinar de parceria escola-universidade.
Resumo Objetivamos apresentar uma proposta pedagógica de influência mútua entre as áreas curriculares e que visa auxiliar no desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de interdisciplinaridade e contextualização. Tal proposta, o projeto de extensão Horta Didática, iniciou-se em 2012 na Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, na cidade de Viçosa, junto a alunos do primeiro ano do ensino médio. O projeto contou com a participação de bolsistas PIBID de diferentes áreas que auxiliaram tanto na implementação como na elaboração de atividades, com o apoio de seus supervisores e orientadores. Foi definida a atuação de cada disciplina envolvida no projeto, buscando agregar os conhecimentos necessários para o funcionamento de uma horta e ao mesmo tempo trabalhar os conteúdos curriculares previstos por cada disciplina. As atividades foram divididas em módulos e a área de química abordou o tópico Fertilidade do Solo (Análise química, estudo do pH e dos nutrientes do solo), no qual foram ministradas três aulas com os seguintes temas e objetivos: Coleta do Solo - essa aula teve como objetivo explicar aos alunos o procedimento de coleta do solo, além de abordar conteúdos já estudados por eles como a densidade, separação de misturas, e transformações de unidades de medida; PH: Ácidos e Base - o objetivo foi mostrar a acidez do solo coletado e como essa propriedade está presente no cotidiano; e Propriedade Física do Solo - teve como finalidade explicar aos alunos as características do solo e finalizar o conteúdo referente à química relacionado com a horta. Pode-se constatar que a implantação de uma horta na escola possibilita a existência de um espaço onde o ensino e o desenvolvimento de algumas atividades auxiliam no ensino/aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. A proposta desenvolvida apontou a importância da interdisciplinaridade para que o conhecimento escolar se apresente em suas conexões com o cotidiano dos alunos, tornando as aulas mais produtivas e interessantes, criando um elo entre a sala de aula e nosso dia a dia. Através do trabalho, pôde-se perceber que a horta didática inserida no ambiente escolar pode ser uma ferramenta bastante eficaz na formação integral do estudante, pois o tema exposto envolve diversas áreas de conhecimento, podendo ser desenvolvido durante todo o processo de ensino/aprendizagem pelas diferentes áreas. Pode-se afirmar que a atividade prática da área de química, escolhida para a realização deste projeto, causou empolgação, despertou a curiosidade dos alunos, levando-os a participar ativamente das aulas. Concomitantemente, o desenvolvimento desse projeto permitiu a reflexão sobre uma das principais necessidades formativas básicas dos professores: a realização do trabalho interdisciplinar e a programação de atividades capazes de culminar numa aprendizagem mais envolvente, possibilitando um trabalho pedagógico mais amplo.
Palavras-chave Horta, educação, interdisciplinaridade
Forma de apresentação..... Painel
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