Resumo |
Objetivamos apresentar uma proposta pedagógica de influência mútua entre as áreas curriculares e que visa auxiliar no desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de interdisciplinaridade e contextualização. Tal proposta, o projeto de extensão Horta Didática, iniciou-se em 2012 na Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, na cidade de Viçosa, junto a alunos do primeiro ano do ensino médio. O projeto contou com a participação de bolsistas PIBID de diferentes áreas que auxiliaram tanto na implementação como na elaboração de atividades, com o apoio de seus supervisores e orientadores. Foi definida a atuação de cada disciplina envolvida no projeto, buscando agregar os conhecimentos necessários para o funcionamento de uma horta e ao mesmo tempo trabalhar os conteúdos curriculares previstos por cada disciplina. As atividades foram divididas em módulos e a área de química abordou o tópico Fertilidade do Solo (Análise química, estudo do pH e dos nutrientes do solo), no qual foram ministradas três aulas com os seguintes temas e objetivos: Coleta do Solo - essa aula teve como objetivo explicar aos alunos o procedimento de coleta do solo, além de abordar conteúdos já estudados por eles como a densidade, separação de misturas, e transformações de unidades de medida; PH: Ácidos e Base - o objetivo foi mostrar a acidez do solo coletado e como essa propriedade está presente no cotidiano; e Propriedade Física do Solo - teve como finalidade explicar aos alunos as características do solo e finalizar o conteúdo referente à química relacionado com a horta. Pode-se constatar que a implantação de uma horta na escola possibilita a existência de um espaço onde o ensino e o desenvolvimento de algumas atividades auxiliam no ensino/aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. A proposta desenvolvida apontou a importância da interdisciplinaridade para que o conhecimento escolar se apresente em suas conexões com o cotidiano dos alunos, tornando as aulas mais produtivas e interessantes, criando um elo entre a sala de aula e nosso dia a dia. Através do trabalho, pôde-se perceber que a horta didática inserida no ambiente escolar pode ser uma ferramenta bastante eficaz na formação integral do estudante, pois o tema exposto envolve diversas áreas de conhecimento, podendo ser desenvolvido durante todo o processo de ensino/aprendizagem pelas diferentes áreas. Pode-se afirmar que a atividade prática da área de química, escolhida para a realização deste projeto, causou empolgação, despertou a curiosidade dos alunos, levando-os a participar ativamente das aulas. Concomitantemente, o desenvolvimento desse projeto permitiu a reflexão sobre uma das principais necessidades formativas básicas dos professores: a realização do trabalho interdisciplinar e a programação de atividades capazes de culminar numa aprendizagem mais envolvente, possibilitando um trabalho pedagógico mais amplo. |