Resumo |
A Visita Domiciliar (VD) constitui um instrumento de trabalho importante para a saúde, especialmente na Estratégia de Saúde da Família. Na atual conjuntura das políticas de saúde, e dentro da reorganização do modelo assistencial, a VD está posta como possibilidade de concretização da integralidade das ações, haja vista que permite conhecer o cenário social em que cada família/indivíduo está inserido. Pode ser utilizado para práticas de educação em saúde e identificação de problemas relacionados às condições de vida, possibilitando uma visão ampliada que contemple a complexa dimensão do processo saúde-adoecimento. Além disso, elas estreitam o vínculo equipe-profissional de saúde-usuário. Este estudo pretende descrever as práticas das visitas domiciliares realizadas pelas integrantes da equipe do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) vinculada à Unidade Básica de Saúde das Famílias (UBSF) Santo Antônio 2, da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa. O PET–Saúde/UFV conta, desde dezembro de 2012, com a participação de quatro cursos de graduação: Educação Física, Enfermagem, Medicina e Nutrição. Este programa foi criado em 2008 pela Portaria Interministerial (Saúde e Educação) n° 1802. Os alunos participantes devem ter a oportunidade de trabalhar em equipes multidisciplinares e contribuir para promoção e educação em saúde das populações atendidas em UBSFs. As famílias visitadas são residentes na área de abrangência da UBSF Santo Antônio II, e são escolhidas por indicação dos profissionais da equipe, conforme sua vulnerabilidade. As VDs ocorrem nos horários em que os alunos cumprem suas atividades na UBSF e são previamente agendadas. Na primeira visita à família, a aproximação se dá através de uma conversa informal com o intuito de conhecê-la e estreitar vínculos, informações acerca das necessidades da família são coletadas, a fim de orientar a construção dos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS) aos membros de cada família. As propostas de ações com as famílias são planejadas em grupo e discutidas multiprofissional e interdisciplinarmente nas reuniões semanais com os preceptores. Após a realização das VDs, tem se percebido uma maior adesão dos pacientes aos PTS, assim como maior procura à Unidade de Saúde, estreitando os vínculos entre os alunos e as famílias visitadas, promovendo o autocuidado das mesmas. As VDs propiciaram uma melhor comunicação entre os membros do PET-Saúde, através do compartilhamento de experiências contribuíram para o crescimento acadêmico e profissional dos estudantes. A integração entre o conhecimento teórico e a prática profissional, por meio do exercício do trabalho em equipe, concretizou a proposta de interação multiprofissional e interdisciplinar do PET-Saúde. |