Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1020

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor JOÃO VÍTOR BARBOSA DE RESENDE
Orientador JOSE MARCELO GOMES
Outros membros DANIEL RODRIGUES VENTURA, EMERICH MICHEL DE SOUSA, HUGO MOURO LEÃO, OTACÍLIO ACÁCIO DE OLIVEIRA
Título Estudo dos fenômenos físicos e químicos com o auxílio de recursos digitais e tecnologia da informação
Resumo No estudo tradicional da Física, é comum uma abordagem estritamente teórica e que muitas vezes não desperta a atenção dos estudantes. Essa realidade acompanha grande parte das escolas atualmente, tornando o interesse pela Física ainda menor.
Neste trabalho, desenvolve-se um estudo de fenômenos físicos através de um software acessível, denominado Logger Pro, que torna possível a análise de fenômenos abordados em aulas teóricas, facilitando a compreensão destes conceitos.
A partir disso, o objetivo inicial desta pesquisa foi a elaboração de roteiros que podem ser utilizados para facilitar o entendimento de fenômenos estudados em ciências , tanto do ensino fundamental e quanto do ensino médio. Tais atividades serão repassadas por meio de extensão para estudantes e professores de escolas públicas.
O estudo abrange áreas importantes da Física, mais precisamente as relacionadas à Termologia, Calorimetria, Termodinâmica e Óptica Geométrica. Os roteiros são elaborados a partir do experimento de certos fenômenos, com o auxílio do software mencionado e materiais presentes em laboratórios. Os sensores acoplados ao computador com o software Logger pro permite a verificação das variáveis de estado (temperatura, pressão) em função do tempo com enorme precisão, e possibilita a análise de diversos gráficos que nos dão informações importantes das situações estudadas com grande detalhamento.
Desta maneira, durante a realização das oficinas de apresentação de diferentes modelos de aula, pretende-se avaliar o grau de entendimento dos estudantes antes e depois da experiência, elaborando gráficos e outros comparativos que visam apresentar a eficiência deste tipo de ensino.
Este software possui o recurso moderno que utilizamos e apresentamos em oficinas após teste. Ele permite a análise de filmagens de determinado experimento que tenha movimento, sendo por isso mais utilizado em mecânica e ondas. As análises de movimento realizadas permitem saber como variam a posição e velocidade em função do tempo. Tudo isto em intervalos de tempos muito curto, o quadro a quadro do filme, possibilitando a elaboração de gráficos de bastante precisos.
No caso de um movimento bidimensional, em que um corpo é lançado em uma região onde o campo gravitacional é vertical e constante, é possível descrever separadamente, a partir das filmagens, as componentes da velocidade, horizontal e vertical. Assim, serão propostas outras atividades e análises de situações cotidianas que tenham estudos semelhantes.
Por fim, é interessante frisar que o desenvolvimento desta pesquisa possibilita verificar as novas metodologias no ensino das Ciências. Pretende-se desenvolver e apresentar métodos que utilizem de recursos digitais, que tornarão mais simples o entendimento da parte teórica, despertando maior a atenção dos estudantes e os estimulando para o estudo de Ciências.
Palavras-chave Ciências, metodologia, tecnologia.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.