ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Metodologias de ensino e práticas educativas |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Bolsa | PIBIC Ensino Médio |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CNPq |
Primeiro autor | JOÃO VÍTOR BARBOSA DE RESENDE |
Orientador | JOSE MARCELO GOMES |
Outros membros | DANIEL RODRIGUES VENTURA, EMERICH MICHEL DE SOUSA, HUGO MOURO LEÃO, OTACÍLIO ACÁCIO DE OLIVEIRA |
Título | Estudo dos fenômenos físicos e químicos com o auxílio de recursos digitais e tecnologia da informação |
Resumo | No estudo tradicional da Física, é comum uma abordagem estritamente teórica e que muitas vezes não desperta a atenção dos estudantes. Essa realidade acompanha grande parte das escolas atualmente, tornando o interesse pela Física ainda menor. Neste trabalho, desenvolve-se um estudo de fenômenos físicos através de um software acessível, denominado Logger Pro, que torna possível a análise de fenômenos abordados em aulas teóricas, facilitando a compreensão destes conceitos. A partir disso, o objetivo inicial desta pesquisa foi a elaboração de roteiros que podem ser utilizados para facilitar o entendimento de fenômenos estudados em ciências , tanto do ensino fundamental e quanto do ensino médio. Tais atividades serão repassadas por meio de extensão para estudantes e professores de escolas públicas. O estudo abrange áreas importantes da Física, mais precisamente as relacionadas à Termologia, Calorimetria, Termodinâmica e Óptica Geométrica. Os roteiros são elaborados a partir do experimento de certos fenômenos, com o auxílio do software mencionado e materiais presentes em laboratórios. Os sensores acoplados ao computador com o software Logger pro permite a verificação das variáveis de estado (temperatura, pressão) em função do tempo com enorme precisão, e possibilita a análise de diversos gráficos que nos dão informações importantes das situações estudadas com grande detalhamento. Desta maneira, durante a realização das oficinas de apresentação de diferentes modelos de aula, pretende-se avaliar o grau de entendimento dos estudantes antes e depois da experiência, elaborando gráficos e outros comparativos que visam apresentar a eficiência deste tipo de ensino. Este software possui o recurso moderno que utilizamos e apresentamos em oficinas após teste. Ele permite a análise de filmagens de determinado experimento que tenha movimento, sendo por isso mais utilizado em mecânica e ondas. As análises de movimento realizadas permitem saber como variam a posição e velocidade em função do tempo. Tudo isto em intervalos de tempos muito curto, o quadro a quadro do filme, possibilitando a elaboração de gráficos de bastante precisos. No caso de um movimento bidimensional, em que um corpo é lançado em uma região onde o campo gravitacional é vertical e constante, é possível descrever separadamente, a partir das filmagens, as componentes da velocidade, horizontal e vertical. Assim, serão propostas outras atividades e análises de situações cotidianas que tenham estudos semelhantes. Por fim, é interessante frisar que o desenvolvimento desta pesquisa possibilita verificar as novas metodologias no ensino das Ciências. Pretende-se desenvolver e apresentar métodos que utilizem de recursos digitais, que tornarão mais simples o entendimento da parte teórica, despertando maior a atenção dos estudantes e os estimulando para o estudo de Ciências. |
Palavras-chave | Ciências, metodologia, tecnologia. |
Forma de apresentação..... | Painel |