Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1016

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Alysson Levy de Guimaraes e Silva
Orientador ANDRE GOMES TORRES
Título Estudo e caracterização de sensores dos instrumentos de automação industrial da SMAR
Resumo ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DE SENSORES DOS INSTRUMENTOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DA SMAR
Os processos industriais exigem um alto controle das variáveis envolvidas, tais como: pressão, vazão, temperatura, etc. No começo da era industrial esse controle era feito pelo operário manualmente. Hoje, com os avanços tecnológicos, o advento dos microprocessadores e componentes eletrônicos, o controle passa a ser digital. Este avanço facilitou muito a operação, melhorando a performace e segurança dos processos industriais.
Um dos instrumentos que teve grandes melhorias com o avanço tecnológico foi os transmissores. A função dos transmissores é tornar disponíveis os dados do processo em uma sala de controle centralizada, num formato padronizado.
Este trabalho teve como proposta estudar o comportamento dinâmico dos transmissores presente na Planta Didática III (PDIII) da SMAR localizada no Laboratório de Estudos de Padrões de Movimento e Variáveis de Processo (LEPP) do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Viçosa.
Primeiramente foi feito um estudo do funcionamento interno do transmissor de temperatura (TT 302) e do transmissor de pressão (LD 302). Analisando a função de cada bloco funcional do circuito interno. Após esse estudo foi feito um experimento que consistiu em coletar algumas medidas com os transmissores, para o TT302 foi feita algumas medidas de resistências, simulando uma termoresistência e o LD 302 foi utilizado para medir vazão na tubulação da Planta Didática PDIII e comparada com a vazão medida pelo rotâmetro também presente na PDIII.
Com esse trabalho pode-se observar o funcionamento interno dos transmissores, assim como a sua aplicação enfatizando as configurações necessárias para seu funcionamento. O procedimento feito para coleta das medidas foi útil para que se observasse o que é necessário fazer para se ter uma medida correta utilizando os transmissores da SMAR. Além disso, foi possível verificar a precisão dos instrumentos, fator, as vezes, muito importante nos processos industrias.
Palavras-chave transmissor, pressão, temperatura
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.