Resumo |
Na literatura, existem diferentes teorias que apresentam abordagens sobre o comportamento do consumidor. Dentre essas, destacam-se as sociais, que pressupõem que o consumo é um processo que leva em consideração as influências históricas e sociais sobre variações dos padrões de consumo. Nesse contexto, este trabalho objetivou identificar os fatores sociais intervenientes no consumo, além de examinar suas influências nas decisões e comportamentos de consumo. Este estudo classifica-se como qualitativo e exploratório, sendo o método de coleta de dados a análise documental. Resultados mostram que na atual sociedade as pessoas associam a capacidade de consumo à qualidade de vida. Ou seja, se apropriam do ato de consumir para se localizarem no ideal de felicidade (bem-estar, satisfação). Segundo Silva e Barbosa (2011), para a abordagem social, o comportamento do consumidor recebe a influência de vários fatores (internos e externos), como classe social, idade, renda e estilos de vida, estratégias de marketing, grupos de referência e da família dos quais o indivíduo faz parte. Além disso, existe a influência de atributos subjetivos, como percepção, motivação, personalidade e valores pessoais, na busca dos indivíduos pela satisfação de suas necessidades e desejos de consumo. Assim, o modelo de consumo adotado pelas pessoas passa a ser uma importante variável na identificação e posicionamento social. A discussão passa tanto pela significação que as pessoas depositam na aquisição de bens e serviços quanto pela representatividade e influência dos grupos de referência nas decisões e comportamentos de consumo; como também pela diferença entre consumismo e consumo. Concluiu-se que na sociedade de consumo são intensas e permanentes as influências do meio social no consumo. O processo de consumo parte da significação social que serve de referência para a construção da identidade social dos indivíduos, que, a partir da posse de determinados produtos, busca a diferenciação perante seu grupo de referência e com relação à sociedade. Nesse sentido, o comportamento de consumo do indivíduo\família é reproduzido e traz consigo a conotação de um direito e principalmente de um dever social. |