Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 1003

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia e desenvolvimento
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ricardo Lima Guimarães
Orientador NEUZA MARIA DA SILVA
Outros membros MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO
Título Influência de fatores sociais no consumo
Resumo Na literatura, existem diferentes teorias que apresentam abordagens sobre o comportamento do consumidor. Dentre essas, destacam-se as sociais, que pressupõem que o consumo é um processo que leva em consideração as influências históricas e sociais sobre variações dos padrões de consumo. Nesse contexto, este trabalho objetivou identificar os fatores sociais intervenientes no consumo, além de examinar suas influências nas decisões e comportamentos de consumo. Este estudo classifica-se como qualitativo e exploratório, sendo o método de coleta de dados a análise documental. Resultados mostram que na atual sociedade as pessoas associam a capacidade de consumo à qualidade de vida. Ou seja, se apropriam do ato de consumir para se localizarem no ideal de felicidade (bem-estar, satisfação). Segundo Silva e Barbosa (2011), para a abordagem social, o comportamento do consumidor recebe a influência de vários fatores (internos e externos), como classe social, idade, renda e estilos de vida, estratégias de marketing, grupos de referência e da família dos quais o indivíduo faz parte. Além disso, existe a influência de atributos subjetivos, como percepção, motivação, personalidade e valores pessoais, na busca dos indivíduos pela satisfação de suas necessidades e desejos de consumo. Assim, o modelo de consumo adotado pelas pessoas passa a ser uma importante variável na identificação e posicionamento social. A discussão passa tanto pela significação que as pessoas depositam na aquisição de bens e serviços quanto pela representatividade e influência dos grupos de referência nas decisões e comportamentos de consumo; como também pela diferença entre consumismo e consumo. Concluiu-se que na sociedade de consumo são intensas e permanentes as influências do meio social no consumo. O processo de consumo parte da significação social que serve de referência para a construção da identidade social dos indivíduos, que, a partir da posse de determinados produtos, busca a diferenciação perante seu grupo de referência e com relação à sociedade. Nesse sentido, o comportamento de consumo do indivíduo\família é reproduzido e traz consigo a conotação de um direito e principalmente de um dever social.
Palavras-chave Comportamento do consumidor, Consumo, Influência social
Forma de apresentação..... Painel
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