Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Dimensões Sociais: ODS4 |
Setor |
Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
FAPEMIG |
Primeiro autor |
Gustavo Fernandes Mariano Libanio |
Orientador |
CLEYDE CRISTINA RODRIGUES |
Outros membros |
MICHELLE APARECIDA VIEIRA, NEY PAULO MOREIRA |
Título |
Desempenho Dos Estudantes De Ciências Contábeis No Enade 2022: Ensino A Distância Versus Presencial. |
Resumo |
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil. Esse exame é aplicado periodicamente aos estudantes que estejam concluindo cursos de graduação em instituições de ensino superior brasileiras, tanto públicas quanto privadas. O objetivo principal do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas ao longo do curso. Em um contexto específico do curso de Ciências Contábeis, a análise comparativa do desempenho acadêmico entre as modalidades presencial e a distância se torna relevante devido ao crescimento expressivo da educação a distância no ensino superior e ao impacto que essa modalidade tem no mercado de trabalho. Sob a contextualização apresentada, este estudo teve como objetivo analisar o desempenho dos estudantes de Ciências Contábeis no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2022, comparando os resultados entre as modalidades de ensino a distância (EaD) e presencial. A pesquisa abordou a evolução do Enade ao longo dos anos, a legislação pertinente e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que orientam a formação acadêmica e garantem a qualidade do ensino superior. O crescimento expressivo da educação a distância no Brasil e seu impacto no mercado de trabalho foram temas centrais, com ênfase na importância de avaliar os resultados educacionais nas diferentes modalidades de ensino. Utilizando uma análise estatística detalhada, incluindo o teste de Anderson-Darling para verificar a distribuição dos dados e o teste de Mann-Whitney para comparar as medianas entre os grupos, os resultados indicaram diferenças significativas no desempenho dos estudantes. Aqueles matriculados em cursos presenciais tiveram, em média, um desempenho superior em comparação aos da EaD. Esses resultados podem ser influenciados por fatores como a infraestrutura das instituições, a qualificação do corpo docente e a disponibilidade de recursos tecnológicos. O estudo concluiu que, embora a EaD tenha expandido o acesso ao ensino superior, há desafios na manutenção da qualidade educacional. Para aprimorar o ensino de Ciências Contábeis em ambas as modalidades, o trabalho oferece recomendações práticas, como o investimento em tecnologia e capacitação docente, visando melhorar o desempenho acadêmico e preparar melhor os estudantes para o mercado de trabalho. |
Palavras-chave |
Educação a Distância, Ensino Presencial, Enade. |
Apresentações |
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Painel:
Hall PVA,
21/10/2025, de 19:00 a 20:30
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