Das Montanhas de Minas ao Oceano : Os Caminhos da Ciência para um futuro sustentável

20 a 24 de outubro de 2025

Trabalho 22408

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Sofia Castilho Latini Gonçalves
Orientador ADRIANA ZANELLA MARTINHAGO
Outros membros LARISSA FERREIRA RODRIGUES MOREIRA
Título Desenvolvimento de atividades de ensino para a disciplina de programação utilizando os conceitos da computação desplugada
Resumo A disciplina de programação é um desafio para muitos estudantes que ingressam em cursos da área de computação. Isso faz com que o número de reprovações seja alto, o que contribui para aumentar o índice de evasão nos cursos da área. Diante disso é fundamental adotar abordagens inovadoras que sejam capazes de estimular um ensino mais eficiente e o engajamento dos estudantes durante as aulas para assim criar um ambiente de aprendizado mais produtivo. O objetivo geral deste projeto foi desenvolver atividades de computação desplugada voltadas para conceitos teóricos da disciplina de programação. Para isso foi realizado um estudo sobre a metodologia e conteúdo da disciplina de programação. Foram desenvolvidas e implementadas seis atividades de computação desplugada. A Atividade 1 foi sobre o conteúdo de números binários, a atividade 2 foi sobre o conteúdo de algoritmos. A atividade 3 foi sobre estruturas condicionais, enquanto a atividade 4 trabalhou o conceito de estruturas de repetição enquanto a Atividade 5 trabalhou o conceito de matriz. Por último a atividade 6 que abordou o tema de modularização e funções. Todas as atividades seguiram o mesmo formato que continha: Nome da atividade; Resumo geral do que foi abordado; Objetivo; Conceitos técnicos abordados; Material utilizado; e Descrição da atividade. Todas as atividades foram implementadas nas turmas T1 (44 alunos matriculados) e T2 (45 alunos matriculados) da disciplina SIN110 Programação do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Viçosa campus Rio Paranaíba no primeiro semestre de 2024. Ambas as turmas foram bem receptivas e os resultados encontrados foram positivos. Os alunos aceitaram bem a metodologia desplugada e a taxa de reprovação diminui consideravelmente nas turmas que o projeto foi aplicado. A variedade de abordagens utilizadas permitiu atender às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos, garantindo que todos se sentissem incluídos e motivados a participar ativamente do que foi proposto. Mais do que simplesmente absorver informações, eles desenvolveram habilidades essenciais, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração em equipe. Como trabalhos futuros pretende-se melhorar algumas atividades, principalmente aquelas em que os alunos tiveram dificuldades nas questões de conteúdo.
Palavras-chave Programação, computação, desplugada
Apresentações
  • Painel: Hall PVA, 22/10/2025, de 10:00 a 12:00

Clique na forma de apresentação para ver a apresentação.

Link para apresentação Painel
Gerado em 0,71 segundos.