Das Montanhas de Minas ao Oceano : Os Caminhos da Ciência para um futuro sustentável

20 a 24 de outubro de 2025

Trabalho 22391

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dimensões Econômicas: ODS9
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Guilherme Sousa Bessa
Orientador LUCAS MARTINS GUIMARAES
Outros membros Amanda Londe Cardoso, Emanuelly Beatriz Gonçalves, Flávio Babos Gonçalves, Otávio dos Santos Melo
Título Análise e soluções para o tráfego de ônibus em São Gotardo - MG
Resumo O município de São Gotardo-MG tem se destacado, nas últimas décadas, pelo seu expressivo desenvolvimento agroindustrial, fator que impulsionou o crescimento urbano, demográfico e, sobretudo, o aumento da frota veicular. Com uma população estimada em mais de 43 mil habitantes e aproximadamente 29.600 veículos registrados, a cidade passou a enfrentar desafios significativos relacionados à mobilidade urbana. Um dos principais gargalos observados é a intensa circulação diária de ônibus rurais e intermunicipais, responsáveis por transportar trabalhadores do campo para a zona urbana. Essa circulação, especialmente nos horários de pico, tem contribuído de forma direta para a sobrecarga do sistema viário local, gerando conflitos de tráfego, lentidão e insegurança. Este trabalho de extensão teve como objetivo principal analisar os impactos causados por essa circulação intensiva de ônibus sobre a fluidez do trânsito, com foco específico no bairro Boa Esperança, além de propor intervenções viáveis e de baixo custo para a gestão da mobilidade. A metodologia utilizada baseou-se em observações diretas realizadas entre 4h30 e 6h00 da manhã, período crítico de deslocamento, e incluiu contagens manuais de veículos, registros fotográficos e o mapeamento das principais rotas utilizadas pelos ônibus. Os dados revelaram uma concentração elevada de veículos em determinados trechos, o uso de rotas alternativas improvisadas, além da presença de pontos de embarque sem infraestrutura mínima, como sinalização e áreas de parada seguras. Diante desse diagnóstico, foram formuladas quatro propostas de intervenção de fácil implementação: (1) reordenamento do estacionamento na Avenida Francisco Resende Filho, com a proibição em apenas um dos lados da via, a fim de ampliar a faixa de rolamento e melhorar a fluidez; (2) construção de uma nova via de acesso entre o bairro Boa Esperança e o loteamento EcoVillage, permitindo o desvio do tráfego de ônibus do centro urbano; (3) escalonamento dos horários de saída dos ônibus, conforme os tipos de atividades agrícolas, buscando reduzir a concentração simultânea de veículos; e (4) alargamento da Rua José Malica, possibilitando a passagem segura de ônibus em sentidos opostos. As soluções propostas se destacam por seu baixo custo, rápida execução e alto potencial de impacto positivo na mobilidade local. A atuação extensionista, neste contexto, foi essencial para articular o conhecimento técnico com a realidade vivenciada pela população, promovendo um espaço de diálogo entre universidade, poder público e comunidade. Conclui-se que a integração entre esses agentes é fundamental para a construção de cidades médias mais acessíveis, seguras e resilientes, com foco na sustentabilidade da mobilidade urbana.
Palavras-chave Soluções, Tráfego, Ônibus.
Apresentações
  • Painel: Hall PVA, 22/10/2025, de 10:00 a 12:00

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