Das Montanhas de Minas ao Oceano : Os Caminhos da Ciência para um futuro sustentável

20 a 24 de outubro de 2025

Trabalho 21406

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS3
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Luiza Mendes Paixão
Orientador TATIANA COURA OLIVEIRA
Outros membros Beatriz Carpini Maranho, BRUNA CRISTINA DOS SANTOS CRUZ
Título Avaliação do Net Promoter Score (NPS) como indicador de satisfação no atendimento de uma Empresa Júnior
Resumo Introdução: A avaliação de indicadores e a satisfação dos clientes, constitui-se como prioridades na gestão de empresas comprometidas com qualidade de seus serviços, bem como dos resultados alcançados junto a seus clientes. As pesquisas de satisfação dos clientes estão ligadas aos processos de qualidade e inserem-se como um pré-requisito para um marketing eficiente. O Net Promoter Score (NPS) é um indicador amplamente utilizado para mensurar a lealdade e a satisfação dos usuários em relação a um serviço. Objetivos: Analisar os resultados da satisfação dos clientes da Empresa Júnior do curso de Nutrição do campus UFV-CRP, MeNutri-Eficiência em Nutrição. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva e de abordagem quantitativa, realizada com base na análise dos formulários eletrônicos, enviados a clientes que contrataram os serviços Menutri. A ferramenta utilizada para mensuração da satisfação foi o NPS. O NPS foi calculado a partir da seguinte pergunta-chave: “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nosso atendimento a um amigo ou familiar?”. Com base nas respostas, os participantes foram classificados em três grupos: detratores (notas de 0 a 6), neutros (notas 7 e 8) e promotores (notas 9 e 10). O índice final do NPS foi obtido subtraindo-se o percentual de detratores do percentual de promotores, conforme a metodologia original da ferramenta. A coleta de dados foi realizada no período compreendido entre 2023-2025. Resultados: No período analisado 15 clientes foram atendidos com serviços que envolviam: produção de rotulagem, coffee break e marketing nutricional. Em 2023, o NPS obtido foi de 100, indicando um elevado nível de satisfação dos serviços da MeNutri. No entanto, observou-se que ainda havia oportunidades de melhoria, especialmente na sistematização da aplicação do formulário a todos os clientes, o que permitiria um monitoramento mais completo. No ano seguinte, 2024, o índice manteve-se em 100, mas com um avanço significativo no número de respostas obtidas, reflexo direto das ações de capacitação da equipe, da padronização dos fluxos de serviço e da valorização do monitoramento contínuo da experiência dos clientes. Já em 2025, até o momento da análise, o NPS novamente atingiu o valor máximo de 100, o que reforça a consistência dos resultados apresentados. Esse desempenho foi associado a investimentos contínuos em capacitação dos estudantes envolvidos, melhorias na supervisão dos atendimentos e maior segurança nas condutas nutricionais adotadas, demonstrando a maturidade crescente da MeNutri na gestão da qualidade dos seus serviços. Conclusões: A utilização do NPS como ferramenta de avaliação permitiu reflexões e intervenções estratégicas, resultando no aperfeiçoamento da prestação de serviços. A experiência contribuiu significativamente para a formação profissional dos estudantes envolvidos, ao permitir a integração da gestão de indicadores às competências técnicas, de comunicação e empatia.
Palavras-chave satisfação do cliente, pesquisa de satisfação de clientes, comportamento do consumidor.
Apresentações
  • Painel: Hall PVA, 21/10/2025, de 10:00 a 12:00

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