Resumo |
Introdução: a infância representa uma fase de franco crescimento e desenvolvimento, constituindo, também, o período em que os hábitos alimentares são formados. Por isso, o contato com ações de educação alimentar e nutricional (EAN) é fundamental para incentivar a adoção de uma alimentação adequada e saudável. O objetivo deste trabalho foi implantar uma horta no espaço escolar para promover a consciência ambiental e a alimentação adequada e saudável em crianças da educação infantil de Rio Paranaíba, Minas Gerais. Metodologia: realizou-se um estudo de intervenção não controlado, com crianças de 3 a 6 anos de idade, matriculadas na Escola Municipal Dona Avelina Resende Boaventura. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa e todos os pais e/ou responsáveis pelas crianças assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, autorizando sua participação no trabalho. A coleta de dados foi realizada na escola, durante o período de aula, por pesquisadores devidamente capacitados, e contemplou três etapas: 1) avaliação antropométrica das crianças; 2) análise da adesão às refeições do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e 3) realização e avaliação de um programa de EAN, que foi desenvolvido a partir da implantação de uma horta na escola e envolveu atividades diversas: plantio, manutenção e cuidado contínuo da horta; contação de histórias; brincadeiras; teatro; visita ao campus da universidade e tarefas para fixação dos conhecimentos. Resultados: A avaliação antropométrica e a aplicação do programa de EAN envolveu apenas as crianças do tempo integral (n=51), já a análise da adesão das refeições do PNAE foi realizada com todas as crianças dos turnos da manhã (n=118) e da tarde (n=145). A avaliação antropométrica evidenciou prevalência de 18,2% de risco de sobrepeso; 4,5% de sobrepeso e 4,5% de obesidade entre as crianças com até 5 anos de idade. Nas crianças com mais de 5 anos de idade, verificou-se 13,8% de sobrepeso; 3,4% de obesidade e 3,4% de obesidade grave. Quanto à adesão das crianças às refeições do PNAE servidas pela escola, observou-se alta adesão no turno da manhã (80,7%) e média adesão no turno da tarde (62,4%). Em relação ao programa de EAN, a participação ativa e autônoma das crianças em todas as atividades propostas pode ser considerada o resultado mais relevante. Em todos os momentos as crianças demonstravam interesse, motivação e disposição em colaborar, compartilhando os aprendizados e as experiências familiares relacionadas aos temas que eram trabalhados. Conclusões: A experiência revelou um processo de aprendizado mútuo por todos os envolvidos, desde as crianças, educadores até os estudantes de graduação. Além disso, evidenciou o potencial transformador que uma atividade educativa pode proporcionar quando utiliza uma metodologia participativa, ou seja, quando é desenvolvida como uma via de mão dupla, na qual quem ensina aprende e quem aprende também ensina. |