Das Montanhas de Minas ao Oceano : Os Caminhos da Ciência para um futuro sustentável

20 a 24 de outubro de 2025

Trabalho 20351

Instituição Escola Municipal Dona Avelina Resende Boaventura
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Dimensões Sociais: ODS4
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Julia Rodrigues da Costa
Orientador KARINE DE OLIVEIRA GOMES
Outros membros Alessandra Nascimento Marques, Camile Stéphani da Rocha Silva, Líllian Márcia Chaves Araujo, Maria Eduarda Souza da Silveira
Título Mudas que ensinam: a horta escolar como recurso pedagógico para a promoção da consciência ambiental e da alimentação adequada e saudável em crianças de Rio Paranaíba – MG
Resumo Introdução: a infância representa uma fase de franco crescimento e desenvolvimento, constituindo, também, o período em que os hábitos alimentares são formados. Por isso, o contato com ações de educação alimentar e nutricional (EAN) é fundamental para incentivar a adoção de uma alimentação adequada e saudável. O objetivo deste trabalho foi implantar uma horta no espaço escolar para promover a consciência ambiental e a alimentação adequada e saudável em crianças da educação infantil de Rio Paranaíba, Minas Gerais. Metodologia: realizou-se um estudo de intervenção não controlado, com crianças de 3 a 6 anos de idade, matriculadas na Escola Municipal Dona Avelina Resende Boaventura. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa e todos os pais e/ou responsáveis pelas crianças assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, autorizando sua participação no trabalho. A coleta de dados foi realizada na escola, durante o período de aula, por pesquisadores devidamente capacitados, e contemplou três etapas: 1) avaliação antropométrica das crianças; 2) análise da adesão às refeições do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e 3) realização e avaliação de um programa de EAN, que foi desenvolvido a partir da implantação de uma horta na escola e envolveu atividades diversas: plantio, manutenção e cuidado contínuo da horta; contação de histórias; brincadeiras; teatro; visita ao campus da universidade e tarefas para fixação dos conhecimentos. Resultados: A avaliação antropométrica e a aplicação do programa de EAN envolveu apenas as crianças do tempo integral (n=51), já a análise da adesão das refeições do PNAE foi realizada com todas as crianças dos turnos da manhã (n=118) e da tarde (n=145). A avaliação antropométrica evidenciou prevalência de 18,2% de risco de sobrepeso; 4,5% de sobrepeso e 4,5% de obesidade entre as crianças com até 5 anos de idade. Nas crianças com mais de 5 anos de idade, verificou-se 13,8% de sobrepeso; 3,4% de obesidade e 3,4% de obesidade grave. Quanto à adesão das crianças às refeições do PNAE servidas pela escola, observou-se alta adesão no turno da manhã (80,7%) e média adesão no turno da tarde (62,4%). Em relação ao programa de EAN, a participação ativa e autônoma das crianças em todas as atividades propostas pode ser considerada o resultado mais relevante. Em todos os momentos as crianças demonstravam interesse, motivação e disposição em colaborar, compartilhando os aprendizados e as experiências familiares relacionadas aos temas que eram trabalhados. Conclusões: A experiência revelou um processo de aprendizado mútuo por todos os envolvidos, desde as crianças, educadores até os estudantes de graduação. Além disso, evidenciou o potencial transformador que uma atividade educativa pode proporcionar quando utiliza uma metodologia participativa, ou seja, quando é desenvolvida como uma via de mão dupla, na qual quem ensina aprende e quem aprende também ensina.
Palavras-chave alimentação escolar, educação alimentar e nutricional, agricultura sustentável
Apresentações
  • Painel: Hall PVA, 21/10/2025, de 10:00 a 12:00

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