Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

22 a 24 de outubro de 2013

Trabalho 997

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Matheus Lacerda Viana
Orientador MOEMA LOPES RAMOS
Outros membros ANDRE MUNDSTOCK XAVIER DE CARVALHO, Isabel Tamires de França Viana Lopes, SILVANA DA COSTA FERREIRA
Título Técnicas de pintura com o solo: a educação ambiental como ferramenta de ensino para a sustentabilidade
Resumo O projeto Cores do Cerrado: “pintando o sete” na escola foi pensado tendo como referência o projeto Cores da Terra, desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa (Campus Viçosa). Dentro do contexto de sustentabilidade, o projeto propõe o uso de técnicas de pintura utilizando os solos como fonte de pigmentos-base para produção de tintas ecológicas e aponta possibilidades de se trabalhar a Educação Ambiental, através de métodos de ensino eficientes e alternativos em relação às tradicionais metodologias. O uso do solo para a fabricação de tintas é bastante viável, uma vez que a terra é um bem natural abundante no planeta e a fabricação de tintas ecológicas resulta em produtos menos poluentes. Objetivou-se através deste projeto desenvolver um trabalho educativo envolvendo os alunos da Escola Estadual Professor José Luiz de Araújo utilizando técnicas de pintura à base de solos coletados no bioma cerrado, no município de Rio Paranaíba, região do Alto Paranaíba, Minas Gerais. Para a execução do trabalho, até o momento, foram realizadas as seguintes atividades: apresentação do projeto de extensão à escola; criação de uma oficina de capacitação dos professores da escola sobre a técnica de pintura à base de solo; visita dos alunos ao Belvedere (mirante); visita dos alunos ao Museu de Pedologia e Geologia da UFV- CRP; distribuição do Jornal Folha Biológica de julho/agosto de 2013, para as turmas do 4º e 5º ano, no qual abordou o tema: “Mudanças climáticas globais: verdades e consequências”. Todas as atividades permitiram ressaltar a importância da educação ambiental, da contextualização do meio que vivem, bem como a utilização de metodologias alternativas que não agridam o meio ambiente e a saúde. A partir das atividades desenvolvidas, foi possível observar a obtenção do conhecimento e capacitação dos professores e demais funcionários a respeito do uso de técnicas de pintura com as tintas ecológicas. Através da visita ao Museu de Geologia e Pedologia da UFV-CRP, os alunos adquiriram o conhecimento do processo de formação do solo, conheceram os diferentes tipos de rochas e os seus processos de formação. A visita ao Belvedere serviu para os alunos serem informados a respeito da dinâmica da paisagem local e os diferentes processos geológicos ocorridos na região. Alunos e docentes foram sensibilizados para a presença de diferentes paisagens em Rio Paranaíba, permitindo a inserção do aluno no contexto de agente transformador do meio ambiente. O trabalho com o Jornal Folha Biológica serviu como material didático a ser trabalhado em sala de aula como modelo para que fossem redigidas dissertações a respeito do aumento da concentração de CO2 e suas consequências no planeta. Conclui-se que a educação ambiental é uma importante e eficiente ferramenta de ensino, capaz de fortalecer a formação profissional dos estudantes, despertando o interesse para questões ambientais e sustentáveis entre os alunos e professores da Escola Estadual Professor José Luiz de Araújo.
Palavras-chave Cerrado, tintas ecológicas, meio ambiente
Forma de apresentação..... Painel
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