Índice
Normas para apresentação oral
- As apresentações orais serão realizadas em sessões com média de seis (6) trabalhos, organizados por área temática, conforme a indicação feita pelo Instituto. A organização das sessões será interdisciplinar e privilegiará a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
- A apresentação oral deverá ser feita pelo primeiro autor. O bolsista terá que apresentar o trabalho, não podendo ser substituído. Se não for bolsista, em caso de impedimento justificado, o trabalho poderá ser apresentado por um coautor. O coautor deverá entregar (em mãos) ao avaliador, a justificativa de ausência do primeiro autor. Não é permitida em nenhuma hipótese a apresentação pelo orientador e, ou, por terceiros, não autores do trabalho.
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As apresentações orais ocorrerão nos dias 23 e 24 de outubro, em duas sessões diárias (manhã e tarde) no PVA. O horário e o local de apresentação do seu trabalho serão informados pelo sistema nos prazos indicados no Calendário do Evento.
Sessão oral |
Local |
Sessão da manhã: de 08:30 a 11:00 |
Pavilhão de Aulas (PVA) |
Sessão da tarde: de 14:30 a 17:00 |
Pavilhão de Aulas (PVA) |
- Os orientadores deverão estar presentes nas apresentações orais dos trabalhos. Em caso de impedimento, deverão indicar um substituto.
- As sessões de apresentação oral serão coordenadas e avaliadas por comissão específica. Cada trabalho terá de dez (10) a quinze (15) minutos para ser apresentado. Os apresentadores deverão permanecer até o final da última apresentação, quando haverá o tempo médio de sessenta minutos para discussão, dúvidas e comentários.
- Em cada sala estará disponível computador e data show para as apresentações. Os apresentadores deverão entregar o arquivo da apresentação antes do início de cada sessão para o colaborador responsável pela sala.
Normas para confecção e apresentação de painel
O painel deverá ser confeccionado pelos autores, caso o resumo submetido ao SIA tenha sido aprovado para apresentação.
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Estrutura e conteúdo do painel
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Dimensões do painel:
- Largura: 90cm
- Altura: 120cm
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Itens que deverão constar no painel:
- Cabeçalho com o nome e logomarca da Instituição;
- Título (idêntico ao do resumo aceito);
- Nomes dos autores e respectivos departamentos e, ou, unidades acadêmicas;
- Área temática e grande área;
- Categoria do trabalho: Ensino, Pesquisa ou Extensão;
- Introdução e, ou, justificativa; objetivos; material e métodos ou metodologia; resultados e, ou, ações desenvolvidas; conclusões e, ou, considerações finais. Se essenciais, poderão constar principais referências bibliográficas;
- Instituição de financiamento se houver.
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Outras considerações:
- O painel deverá apresentar clareza e ser ilustrado com figuras, fotos, tabelas ou com outros recursos gráficos possíveis;
- As informações deverão ser organizadas de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas;
- O texto do painel deverá ser em um tamanho de fonte que permita a sua leitura a uma distância de pelo menos 1 metro.
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Apresentação do painel - Pavilhão de Aulas (PVA)
- Os autores que optaram pela modalidade de apresentação PAINEL deverão expor o trabalho no dia designado no seu comprovante de inscrição, compreendido entre os dias 22 a 24 de outubro, no Pavilhão de Aulas (horários a definir).
- Os paineis deverão ser afixados pelos autores, de 12 às 12h15, no dia indicado no comprovante definitivo de inscrição do trabalho.
- Para cada painel estará reservado, no dia da apresentação, um espaço para fixação, com gancho, identificado com o número do painel.
- A apresentação do painel deverá ser feita pelo primeiro autor. O bolsista terá que apresentar o trabalho, não podendo ser substituído. Se não for bolsista, em caso de impedimento justificado, o trabalho poderá ser apresentado por um coautor. O coautor deverá entregar (em mãos) ao avaliador, a justificativa de ausência do primeiro autor. Não é permitida em nenhuma hipótese a apresentação do painel por orientador e, ou, por terceiros, não autores do trabalho.
- O autor deverá permanecer junto ao painel durante toda a sessão. É importante que o mesmo não saia do local, sob pena do painel não ser avaliado.
- O avaliador ficará em média 10 minutos em cada trabalho para ouvir a apresentação do autor e realizar questionamentos.
- O painel deverá ser retirado imediatamente após o término da sessão de apresentação, as 13h50.
Normas para elaboração dos resumos
- O TÍTULO deve ser informativo e sucinto, apenas a primeira letra em caixa alta, devendo ser mantido no painel e na apresentação oral. Nomes científicos e elementos químicos deverão ser escritos conforme as normas.
- O PRIMEIRO AUTOR será, obrigatoriamente, um estudante de nível médio, de graduação ou pós-graduação. O estudante poderá apresentar somente 1(um) trabalho como primeiro autor, sendo ele o responsável em cadastrá-lo no sistema. A equipe do trabalho está limitada a seis (6) autores para trabalhos de Pesquisa e Ensino e dez (10) autores para trabalhos de Extensão.
- O SEGUNDO AUTOR será obrigatoriamente o(a) orientador(a).
- O RESUMO deverá ser redigido em português, em parágrafo único, de maneira clara e objetiva, contendo os itens exigidos em cada tipo de trabalho (vide item 5). Deve conter no mínimo 2.000 e no máximo 3.000 caracteres (incluindo espaços), excluindo título e autores, em parágrafo único e espaçamento simples. Não podem ser incluídos gráficos, tabelas, figuras, referências bibliográficas e subtítulos.
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Conteúdo dos resumos:
- Trabalho de Pesquisa: Deve conter introdução, objetivos, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusões.
- Trabalho de Ensino: Deve conter a descrição do tema central do trabalho, público alvo, justificativa, objetivos e metodologias, resultados e conclusões.
- Trabalho de Extensão: Deve conter introdução, objetivos, descrição das principais ações, resultados alcançados até o momento e conclusões.
Importante:
Após digitação do resumo confira todos os dados e, se necessário, proceda às correções antes do lançamento definitivo. Não será realizada qualquer correção após o prazo de inscrição dos trabalhos. O certificado será emitido conforme as informações inseridas no sistema.
A correção ortográfica e gramatical é de exclusiva responsabilidade dos autores.
Existem dez revistas na UFV que poderão publicar os melhores trabalhos do SIA desde que estejam dentro do seu escopo. A Comissão Organizadora enviará um ofício para o editor com indicação desse trabalho. Caso a revista tenha interesse em publicá-lo, será enviado um e-mail para o(a) primeiro(a) autor(a) e orientador(a), informando a disponibilidade da revista em publicar o artigo, com o e-mail do editor para contatos.