| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Alimentos, nutrição e saúde humana |
| Setor | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Juliana Nunes Ferreira de Alencar |
| Orientador | DANIELA ALVES SILVA |
| Outros membros | Diana Elen da Silva, Gessika Dutra de Andrade Reis, Kenia Costa de Souza Moraes, Laiene Moreira Vieira, Lara Marilda Cunha Matos, Maria Euzebia Valadares da Silva, Marina Salomé Santos |
| Título | Implementação de estratégias de educação nutricional para promoção de hábitos alimentares saudáveis por crianças de escola privada do município de Rio Paranaíba-MG |
| Resumo | O período pré-escolar é caracterizado pela formação de hábitos e escolhas alimentares. As crianças aprendem a manipular os alimentos, identificar texturas e sabores diferentes. Assim, a educação nutricional é imprescindível para a promoção de hábitos alimentares saudáveis já nesta fase da vida. O objetivo deste trabalho foi apresentar as estratégias educativas realizadas para promoção de hábitos alimentares adequados por crianças estudantes da rede privada. O projeto foi realizado com 34 crianças de 18 meses a 6 anos de idade, pertencentes a uma escola da rede privada de ensino, do município de Rio Paranaíba-MG. As ações desenvolvidas constaram da criação e execução de oficinas de educação nutricional, empregando-se material e recursos didáticos elaborados especificamente para os temas de cada encontro. Foram criados personagens fictícios que incentivassem o consumo correto dos alimentos, como o Saudino, amiguinhos do corpo (imunoglobulinas) e bactérias, como inimigas do corpo, além de realizar teatros, brincadeiras, gincana e dinâmica, contar histórias com enfoque na alimentação saudável e envolver as crianças no preparo de alimentos saudáveis. As atividades foram realizadas por meio de encontros semanais no período de fevereiro a agosto de 2013, totalizando doze oficinas. As atividades foram planejadas considerando a idade das crianças, com a adaptação das oficinas segundo o desenvolvimento cognitivo da criança. Em todos os encontros, verificou-se envolvimento, participação e interesse das crianças quanto à alimentação e saúde. A utilização dos personagens de fantoches, pertinentes aos temas de cada oficina, propiciou uma interatividade com as crianças durante o desenvolvimento das atividades. Na prática de receitas saudáveis preparou-se o cone de frutas e panquecas saudáveis (beterraba, cenoura e brócolis) e, no geral, observou-se boa aceitação entre as crianças. Notou-se também satisfação dos cuidadores, pais e responsáveis pela instituição com os trabalhos desenvolvidos, com relatos de melhoria no hábito alimentar das crianças. Dessa forma, ressalta-se a importância de ações educativas com crianças e a necessidade de maiores investimentos em projetos com esta característica a longo prazo, para contribuir na formação e consolidação de práticas alimentares saudáveis. |
| Palavras-chave | educação, nutricional, crianças |
| Forma de apresentação..... | Painel, Oral |