Resumo |
A disciplina de anatomia vegetal é aplicada aos cursos de agronomia e ciências biológicas da UFV-CRP, por ser adotada como ferramenta para entendimento biológico de diversas espécies vegetais e contribuir em estudos de pesquisas relacionadas à botânica. Apesar de a disciplina ser oferecida de forma dinâmica com uma infraestrutura adequada às aulas práticas, ou seja, microscópio e laminários individualizados, e atividades que estimulam a participação mais efetiva dos alunos, ainda assim verifica-se um índice elevado de reprovação na disciplina, cerca de 42%. Diante disso, objetivou-se com este projeto, a confecção de um laminário histológico direcionado aos cursos de agronomia e ciências biológicas, destacando a diversidade de estruturas morfoanatômicas e suas inter-relações com outros estudos relacionados à botânica, o que poderá despertar um maior interesse dos alunos permitindo uma maior associação do conteúdo à realidade de cada curso. Para isso, foram coletadas amostras botânicas (órgãos vegetativos) de hortaliças e culturas da região como alface, couve, cebolinha, agrião, espinafre, algodão, feijão e cenoura, (órgãos vegetativos) de espécies frutíferas como bananeira, limoeiro, laranjeira, abacateiro, goiabeira para o curso de agronomia e, (órgãos vegetativos) de espécies de diferentes hábitos e habitats (orquídeas, bromélias, cactos, samambaias e plantas aquáticas) para o curso de ciências biológicas. As amostras foram fixadas, desidratadas e incluídas em parafina e resina, seguindo os protocolos usuais em anatomia vegetal. Também foram realizadas diafanizações e dissociações epidérmicas e cortes das amostras em micrótomo de mesa. A montagem das lâminas ocorreu no laboratório de Anatomia Vegetal, da UFV-CRP onde foram confeccionadas e etiquetadas com os respectivos nomes científicos e vulgares de cada espécie. As lâminas prontas, foram fotografadas em fotomicroscópio e editadas pelo software corel drall x5 para que as imagens sejam utilizadas em aula e disponibilizadas em um álbum didático, para reforçar ainda mais o acompanhamento dos alunos. As lâminas foram organizadas em laminários individualizados (25), contendo no total 80 lâminas cada. Após a utilização do novo laminário, será verificada a alteração ou não no índice de reprovação bem como o interesse dos estudantes. |