Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

22 a 24 de outubro de 2013

Trabalho 852

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Cidadania, inclusão social e direitos humanos
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Junia Benfica Lopes
Orientador LUCAS MARTINS GUIMARÃES
Outros membros Henrique Pisa Perroni
Título Avaliação das condições de acessibilidade das calçadas das duas avenidas principais de Rio Paranaíba-MG
Resumo A acessibilidade e, por conseguinte, a mobilidade urbana são temas recentes no Brasil. A acessibilidade somente foi introduzida oficialmente no País por meio da Constituição Federal de 1988, que aborda aspectos relativos à igualdade e inclusão de indivíduos portadores de deficiências e mobilidade reduzida na sociedade em geral, provendo condições para que esses usuários pudessem usufruir do acesso a todos os espaços e serviços da comunidade de maneira autônoma, sempre que possível. Entretanto, o que se observa na maioria das cidades brasileiras é a priorização do transporte para veículos automotores, relegando o pedestre a um plano secundário. O estudo assume maior expressão ao se considerar que a acessibilidade em calçadas configura também um meio de proteção e segurança para o pedestre com estados transitórios de dificuldade de locomoção, como, por exemplo, gravidez e imobilidade devido a doença ou acidente, extremos de idades (crianças e idosos), indivíduos carregando volumes e/ou pesos também constituem complicadores de mobilidade. Nesse sentido, a dificuldade de locomoção vai além da presença de qualquer deficiência ou estado físico, atinge toda a população em algum momento da vida, que nem sempre pode ser especificado ou previsto. A legislação pertinente à adequação do mobiliário e das vias públicas impõe às diferentes regiões a necessidade de obras de diversos portes para sua adequação, visto que seu desenvolvimento antecedeu a tais normativas. A exigência de grandes volumes de recursos – financeiros, materiais e humanos – para essas adequações tem influenciado tanto a execução de obras como a fiscalização das irregularidades existentes. No município de Rio Paranaíba repete-se a situação, uma vez que sua implantação e desenvolvimento antecederam as orientações e legislações específicas para acessibilidade. Este trabalho teve como objetivo Identificar situações que comprometem a acessibilidade de pedestres à via urbana, por meio de irregularidades nas calçadas, da cidade de Rio Paranaíba, Minas Gerais. A metodologia baseou-se em pesquisa de campo nas duas principais avenidas da cidade, com registro fotográfico das condições das calçadas e avaliação técnica quanto a norma de: buracos, degraus, tipo de calçamento, obstáculo (postes, placas, lixeiras, telefone público, árvores), rampa de acesso, obras, piso tátil (direcional e de alerta), área livre mínima de circulação, altura livre mínima, área de desembarque, piso escorregadio e manutenção devido aos intempéries. Todas as calçadas avaliadas apresentaram diversas irregularidades, mantendo o baixíssimo grau de acessibilidade com variação entre 10% e 30%. A pesquisa realizada evidenciou que as calçadas avaliadas nas ruas selecionadas apresentam diversos tipos de irregularidades,infringem as disposições da norma técnica, colocam a segurança dos pedestres em risco além de constatar a ausência de legislação vigente no município.
Palavras-chave acessibilidade, calçadas, pedestres
Forma de apresentação..... Oral
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