Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

22 a 24 de outubro de 2013

Trabalho 809

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Alimentos, nutrição e saúde humana
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Kenia Costa de Souza Moraes
Orientador DANIELA ALVES SILVA
Outros membros Gessika Dutra de Andrade Reis, Juliana Nunes Ferreira de Alencar, Laiene Moreira Vieira, Lara Marilda Cunha Matos
Título Perfil antropométrico de crianças de uma escola privada do município de Rio Paranaíba-MG
Resumo A avaliação do estado nutricional de crianças é fundamental para a identificação de riscos associados à alimentação e nutrição. Traçado o perfil antropométrico pode-se planejar ações de educação nutricional com intuito de promover práticas alimentares saudáveis e estado nutricional adequado. O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil nutricional de crianças antes e após ações de educação nutricional. Trata-se de um estudo de intervenção, realizado com 21 crianças estudantes de uma escola privada do município de Rio Paranaíba-MG. Obteve-se a medida do peso, por meio da balança portátil Marte modelo LC200 PP e da estatura por meio de estadiômetro Alturaexata®. Utilizou-se o software World Health Organization (WHO) Anthroplus, versão 1.0.4 para o cálculo do escore-Z dos índices IMC/idade e estatura/idade e classificação do estado nutricional pela WHO (2006). Foram realizadas oficinas de educação nutricional com as crianças abordando temas sobre alimentação adequada. Para tal, houve confecção e utilização de recursos didáticos, momentos de histórias, teatro de fantoches confeccionados especificamente para incentivar os bons hábitos alimentares, preparação de lanches saudáveis e degustação. Após 4 meses de intervenção, repetiu-se a avaliação antropométrica (peso e altura) das crianças. A análise estatística foi realizada no progrrama Sigma Statistic for Windows versão 2.03, por meio do teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov e aplicação do teste-t pareado, adotando o nível de significância <0,05. Encontrou-se que 50,0 % (n=11) das crianças avaliadas eram do sexo masculino. Na primeira avaliação, observou-se que 77,3% (n=17) eram eutróficos; 18,2% (n=4), sobrepeso e 4,5% (n=1), obeso. Na segunda avaliação, a prevalência respectiva de eutrofia, sobrepeso e obesidade foi de 68,2% (n=15); 22,7% (n=5) e 9,1% (n=2). Ao verificar a modificação no estado nutricional antes e após as ações educativas, notou-se que 77,3% (n=17) mantiveram o estado nutricional inicial; 4,5% (n=1) passou de sobrepeso para eutrofia; 13,6% (n=3) passaram de eutrofia para sobrepeso e 4,5% (n=1), de sobrepeso para obesidade. Não houve diferença estatística entre os valores de escore-Z de IMC/idade da primeira e segunda avaliações (p=0,53). Constatou-se que 100% (n=22) das crianças apresentaram estatura adequada para a idade, na primeira e segunda avaliações. Conclui-se que o excesso de peso foi o problema nutricional mais evidenciado. Pelo fato de ser um problema multifatorial, ressalta-se a importância da implementação de ações educativas a longo prazo na escola, complementado por atividades com os pais e/ou cuidadores visando a formação de hábitos alimentares saudáveis e estado nutricional adequado.
Palavras-chave perfil, antropométrico, crianças
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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