Resumo |
Os centros urbanos possuem de um modo geral um grande fluxo de automóveis, motociclistas, ciclistas e pedestres, devido ao grande número de pontos comerciais de interesse comum. Este fato associado ao mal ou mesmo à falta de planejamento urbano resulta-se em poucas vagas para o estacionamento. Estudos de questões relacionadas a administração e gerenciamento de problemas de tráfego de veículos constituem-se em um dos maiores campos de investigação da Engenharia de Tráfego. Dentro da Engenharia de Tráfego uma classe de problemas diz respeito da disposição e ao uso de áreas destinadas a estacionamentos. Este trabalho teve como objetivo fazer um estudo de caso sobre a condição das vagas de estacionamento, da rua Capitão Franklin De Castro (entre as Ruas Boaventura e Vicente Caetano) e na praça Hilarindo Alves da Rocha da cidade de Rio Paranaíba-MG. Foi realizado um levantamento de campo, aferindo os quarteirões e verificando a disponibilidade de vagas para deficientes. Um estudo sobre a implementação de estacionamento a 45º e verificação das adequações normativas foi realizado. Constatou-se que são inexistentes as vagas e rampas destinadas a portadores de necessidades especiais, inadequações das distâncias entre vagas de estacionamento e esquina, insuficiência de sinalização vertical, horizontal e faixa de pedestres. Constatou-se que a implantação de estacionamentos a 45º na Praça Hilarindo Alves da Rocha proporcionaria um aumento de 33 vagas. Na Rua Capitão Franklin de Castro não é possível a implantação de estacionamentos a 45º. Como alternativa, propõe-se a exclusão de vagas comuns na Rua Capitão Franklin de Castro, permitindo apenas vagas para portadores de necessidades especiais, devido ao ganho de vagas na Praça Hilarindo Alves da Rocha. A insuficiência ou até mesmo ausência de sinalização causa uma insegurança no trânsito, podendo causar acidentes. Com estas medidas, além de obter um aumento do número de vagas, há um aumento da mobilidade dos pedestres na Rua Hilarindo no trecho analisado. |