ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Metodologias de ensino e práticas educativas |
Setor |
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
UFV |
Primeiro autor |
Bárbara Rezende Gonçalves |
Orientador |
PRISCILA PEREIRA SILVA |
Título |
A química do supermercado: uma proposta de ensino contextualizada |
Resumo |
O curso de bacharelado em química oferecido pela UFV- Campus de Rio Paranaíba tem baixa procura pelos vestibulandos da região. Uma das possíveis causas dessa pequena demanda é a falta de contato dos alunos do 2º grau da região com um ensino de química prático e relacionado ao cotidiano do aluno. Neste contexto, aulas práticas foram elaboradas com recursos de baixo custo e comuns do dia-a-dia com o objetivo de introduzir conceitos de química relevantes de forma prática e criativa. Os experimentos facilitam a compreensão da natureza da ciência e dos seus conceitos, auxiliam no desenvolvimento de atitudes científicas e contribuem para despertar o interesse pela ciência. Alguns produtos vendidos nos supermercados constituem temas interessantes para discussão interdisciplinar sobre reeducação alimentar, saúde, impactos ambientais etc. Durante esse período adaptamos alguns roteiros encontrados em revistas sobre ensino de química e criamos novos roteiros. Um dos novos roteiros criados possui como tema central algumas frutas cítricas. Nesse roteiro foram feitos vários procedimentos junto aos alunos: (a) determinação e comparação da quantidade de vitamina C presente na casca e no sumo do limão e da laranja através de reação do ácido ascórbico (Vit. C) com solução comercial de iodo, utilizando como indicador solução de amido de milho; (b) quantificação de ácido cítrico por meio de titulação do suco de limão e de laranja utilizando extrato de repolho roxo como indicador; (c) preparação de citrato de cálcio a partir do suco de limão e posterior utilização do citrato para discutir as propriedades de uma solução tampão. Dessa forma, abordamos conceitos diversos, como pH, solução tampão, titulação ácido-base, reações de oxidorredução, além de discutirmos com os alunos a importância de consumir frutas para ter uma dieta equilibrada com todos os nutrientes necessários para nosso organismo. Foi apresentado aos alunos as principais funções da vitamina C e do ácido cítrico no organismo humano. Os alunos mostraram-se bastante interessados e participativos durante as aulas. |
Palavras-chave |
aula prática, frutas cítricas, química |
Forma de apresentação..... |
Painel, Oral |