Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

22 a 24 de outubro de 2013

Trabalho 731

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Baltazar de Araujo Junior
Orientador YORAH BOSSE
Outros membros Daniel de Lima Gontijo
Título Sistema visual computadorizado de apoio ao ensino aprendizagem de estruturas de dados – listas dinâmicas lineares
Resumo Estruturas de dados é considerado como uma forma genérica de estruturação de informações afim de serem processadas e identificadas por microcomputadores, sendo assim umas das disciplinas fundamentais dos cursos de computação, a qual é utilizada em diversas áreas do conhecimento com diferentes formas de aplicação. Porém, estudos mostram que existe muita dificuldade de assimilação dos conteúdos abordados. Levando-se em consideração a sua importância e o alto índice de reprovação e desistência na referida disciplina, alcançando o índice de 48,4% e 11%, respectivamente, no ano de 2011 na UFV – Campus Rio Paranaíba, detectou-se a necessidade de mudança na didática e materiais existentes para o aprendizado do conteúdo ministrado. Visando atingir inicialmente alunos da UFV-CRP, o objetivo geral do projeto foi desenvolver um sistema visual computadorizado de apoio ao ensino aprendizagem das estruturas de dados estudadas na disciplina de Algoritmos e Estruturas de Dados, focando nas listas dinâmicas lineares. Inicialmente foi realizada uma pesquisa junto aos alunos da UFV-CRP com o intuito de verificar a situação real dos alunos nesta disciplina. Com uma amostra de 46 alunos entrevistados, verificou-se que metade deles cursou a disciplina mais de uma vez, 26% considera que a dificuldade vem da má compreensão dos conceitos abstratos que envolvem os conteúdos e, mais de 40% dos alunos marcaram que a maior dificuldade encontra-se nas listas lineares. Iniciou-se então o levantamento dos requisitos e a modelagem do sistema com UML, utilizando-se alguns diagramas como o de Casos de Uso, o de Atividades e o de Sequência. Antes de iniciar a implementação, foi feito o levantamento das ferramentas que seriam utilizadas, sempre dando preferência a softwares livres, onde se optou por utilizar Java Script, CSS, PHP, CSS, HTML para a criação do Website, sendo a facilidade de aprendizado e quantidade de informação disponível características que influenciaram na escolha. Foram pesquisadas e desenvolvidas aulas dos conteúdos propostos e exercícios de diferentes níveis de dificuldades para serem disponibilizados no sistema. Elaborou-se então um pequeno protótipo do sistema para verificar sua funcionalidade, observando-se visualização dos conteúdos teóricos e formato dos exercícios. O site oferece ajuda aos estudantes que mostram dificuldades na resolução dos exercícios, errando sua resolução. Esta ajuda mostra passo a passo uma explicação da resolução do exercício, porém, sem dar o resultado final, estimulando assim que o aluno tente resolvê-lo novamente. Nova pesquisa foi realizada, junto aos alunos e foram obtidos resultados positivos. O uso da tecnologia pode ser útil no auxílio ao aprendizado e o acompanhamento na resolução dos exercícios facilita e orienta o aluno a visualizar a lógica da resolução. Benefício que normalmente o aluno usufrui com a presença de um professor ou monitor, com esta ferramenta ele também poderá ter na hora do estudo fora da universidade.
Palavras-chave Ensino aprendizagem, Estruturas de Dados, Sistema WEB
Forma de apresentação..... Oral
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