Resumo |
Estruturas de dados é considerado como uma forma genérica de estruturação de informações afim de serem processadas e identificadas por microcomputadores, sendo assim umas das disciplinas fundamentais dos cursos de computação, a qual é utilizada em diversas áreas do conhecimento com diferentes formas de aplicação. Porém, estudos mostram que existe muita dificuldade de assimilação dos conteúdos abordados. Levando-se em consideração a sua importância e o alto índice de reprovação e desistência na referida disciplina, alcançando o índice de 48,4% e 11%, respectivamente, no ano de 2011 na UFV – Campus Rio Paranaíba, detectou-se a necessidade de mudança na didática e materiais existentes para o aprendizado do conteúdo ministrado. Visando atingir inicialmente alunos da UFV-CRP, o objetivo geral do projeto foi desenvolver um sistema visual computadorizado de apoio ao ensino aprendizagem das estruturas de dados estudadas na disciplina de Algoritmos e Estruturas de Dados, focando nas listas dinâmicas lineares. Inicialmente foi realizada uma pesquisa junto aos alunos da UFV-CRP com o intuito de verificar a situação real dos alunos nesta disciplina. Com uma amostra de 46 alunos entrevistados, verificou-se que metade deles cursou a disciplina mais de uma vez, 26% considera que a dificuldade vem da má compreensão dos conceitos abstratos que envolvem os conteúdos e, mais de 40% dos alunos marcaram que a maior dificuldade encontra-se nas listas lineares. Iniciou-se então o levantamento dos requisitos e a modelagem do sistema com UML, utilizando-se alguns diagramas como o de Casos de Uso, o de Atividades e o de Sequência. Antes de iniciar a implementação, foi feito o levantamento das ferramentas que seriam utilizadas, sempre dando preferência a softwares livres, onde se optou por utilizar Java Script, CSS, PHP, CSS, HTML para a criação do Website, sendo a facilidade de aprendizado e quantidade de informação disponível características que influenciaram na escolha. Foram pesquisadas e desenvolvidas aulas dos conteúdos propostos e exercícios de diferentes níveis de dificuldades para serem disponibilizados no sistema. Elaborou-se então um pequeno protótipo do sistema para verificar sua funcionalidade, observando-se visualização dos conteúdos teóricos e formato dos exercícios. O site oferece ajuda aos estudantes que mostram dificuldades na resolução dos exercícios, errando sua resolução. Esta ajuda mostra passo a passo uma explicação da resolução do exercício, porém, sem dar o resultado final, estimulando assim que o aluno tente resolvê-lo novamente. Nova pesquisa foi realizada, junto aos alunos e foram obtidos resultados positivos. O uso da tecnologia pode ser útil no auxílio ao aprendizado e o acompanhamento na resolução dos exercícios facilita e orienta o aluno a visualizar a lógica da resolução. Benefício que normalmente o aluno usufrui com a presença de um professor ou monitor, com esta ferramenta ele também poderá ter na hora do estudo fora da universidade. |