Resumo |
O consumo de hortaliças entre as crianças é geralmente baixo, principalmente pela falta de estímulo a ingestão de vegetais. Isto resulta na preferência por produtos industrializados ou guloseimas. Visando contribuir para reduzir parte deste panorama, objetivou-se com esse projeto modificar espaços sem ocupação, localizados nos fundos de instituições de ensino, em hortas para produção de hortaliças, promovendo estímulo à nutrição adequada, educação socioambiental e auxiliando no ensino aprendizagem por meio do trabalho em equipe e inserções de temas transversais. O trabalho está sendo desenvolvido na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e atualmente está sendo implantado no Centro Educacional Paulo Freire, em Rio Paranaíba. A primeira etapa do trabalho envolveu a seleção de estagiários, totalizando quinze estagiários voluntários, além do professor coordenador e do aluno bolsista de extensão. Em seguida, houve divisão dos horários das turmas, implantação e manutenção da horta, sempre com a participação de alunos e professores das instituições. Também foram realizados treinamentos no período da implantação e manutenção no cultivo de olerícolas, além de discussão de temas em palestras e dinâmicas. Para avaliação dos resultados obtidos foi aplicado questionário aos professores e alunos, visando avaliar o nível de conhecimento adquirido sobre os temas discutidos nos treinamentos e palestras, além de buscar motivá-los na manutenção da horta, junto com toda equipe. Com este trabalho pode-se concluir que houve aumento significativo no incentivo ao consumo de hortaliças pelos alunos junto às famílias. O consumo de hortaliças nas instituições atendidas também aumentou quantitativamente e qualitativamente (diversificação de hortaliças). A colheita dos produtos da horta permite abastecer grande parte do consumo das instituições onde foi realizado o plantio. Outro fator a levar em consideração é o maior envolvimento dos alunos e professores com as atividades do projeto, permitindo inferir que houve boa aceitação do projeto, resultando inclusive no convite para ampliá-lo para outras instituições. |