Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

22 a 24 de outubro de 2013

Trabalho 648

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Espaço urbano: cidades sustentáveis.
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luana Ferreira Borges
Orientador Antônio José Prata Amado da Silva
Outros membros Aline Monteiro dos Santos, Camila Cristina Canhestro Guimarães, Vinicius Martins Vieira
Título Inclusão das cidades de pequeno porte na década mundial da segurança viária: estudo de caso em Rio Paranaíba – MG.
Resumo O trabalho apresenta resultados do estudo realizado na área urbana de Rio Paranaíba – MG, sobre os temas Engenharia de Tráfego e Mobilidade Urbana. Rio Paranaíba é uma cidade universitária, localizada no Alto Paranaíba e possui, de acordo com o IBGE (2010), 11.885 habitantes. Em 2007 tiveram início as atividades acadêmicas da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba, fato que contribuiu para a existência de uma população flutuante significativa, trazendo influência para o trânsito local. O objetivo do estudo é apresentar alternativas de solução para alguns problemas de segurança viária do tipo: pouca oferta de calçadas para a circulação de pedestres e de ciclovias ou faixas para ciclistas; inexistência ou deficiência de sinalização das vias; aumento da frota veicular e os acidentes existentes entre os modos de transporte. No diagnóstico dos problemas foram coletadas informações com a Polícia Militar, que apresentou quais as interseções da cidade possuíam o maior número de acidentes. Na metodologia utilizou-se a contagem classificada de veículos (automóveis, motos, caminhões, ônibus e bicicletas), considerando-se os horários de pico. Através do método de Webster, realizaram-se estudos do fluxo em uma das interseções com problemas, apontada pelos policiais. Além disso, foi feito um estudo dos conflitos existentes, classificando-os de acordo com os movimentos de cada veículo. Como resultados indicaram-se algumas alternativas na área de Engenharia de Tráfego e Mobilidade Urbana, tais como melhoria da infraestrutura das calçadas, de ciclo faixas, ciclovias e de novas sinalizações viárias, entre outros. Apresenta-se a importância de priorizar os transportes não motorizados, buscando garantir a acessibilidade dos pedestres e ciclistas. Para a fundamentação teórica utilizou-se os manuais de sinalização do DENATRAN, o PlanMob – Caderno de Referência para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana e a Política de Mobilidade Urbana (Lei 12587, de 03 de janeiro de 2012). Os estudos realizados permitiram aos autores perceberem e vivenciarem a importância dos estudos de tráfego como alternativa para obter um trânsito mais humano, com menos acidentes e mais conforto para os usuários, independente do tamanho da população das cidades, incluindo-as, de fato, no programa de redução de acidentes da década (2011-2020) da segurança viária recomendada pela ONU, que tem o objetivo de se reduzir em 50% o número de mortes provocadas no trânsito.
Palavras-chave Mobilidade Urbana, Transporte não motorizado, Rio Paranaíba.
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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