Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

22 a 24 de outubro de 2013

Trabalho 502

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Eric Azevedo Cazetta
Orientador KARINE FREHNER KAVALCO
Outros membros RUBENS PAZZA
Título Uso de Mídias Audiovisuais para Enriquecimento das Aulas de Biologia Evolutiva - Avaliação Continuada
Resumo O uso de ferramentas como videoaulas está cada vez mais comum, sobretudo com a disseminação de cursos à distância. Entretanto, em uma versão anterior do trabalho ora apresentado, verificamos que a participação voluntária neste tipo de atividade não foi satisfatória devido ao pequeno interesse do público-alvo. Com o objetivo de melhorar o aprendizado de biologia evolutiva dos alunos e testar a ferramenta “videoaulas” para tal fim, o presente trabalho ofereceu novamente um recurso adicional para os alunos do Curso de Ciências Biológicas da UFV, Campus de Rio Paranaíba, mas como atividade regular da disciplina. No projeto foram reproduzidos vídeos que buscaram complementar o conteúdo abordado em sala de aula. Os temas explorados foram bastante variados, como a história de Darwin, micro e macro evolução, seleção artificial, valor adaptativo, sucesso reprodutivo, efeito fundador, conceito de espécies e modos e técnicas de extrair e sequenciar DNA e RNA. Após cada sessão audiovisual foi realizado um debate e repassado um questionário, que foi corrigido e que compôs parte da avaliação da disciplina CBI 160 – Fundamentos de Evolução. O número de alunos alcançado no ano de 2012 foi de 46, sendo quatro visitantes e 42 alunos regularmente matriculados. Dentre estes visitantes estão uma aluna do Ensino Médio, e três estudantes que já haviam cursado a disciplina anteriormente. Os visitantes não estavam presentes em todas as videoaulas e não tiveram notas computadas. A média de acertos da turma de alunos regulares com relação apenas aos questionários aplicados foi de 42,24%. A média final da turma em que as videoaulas foram avaliadas como parte integrante da disciplina foi de 53,35% (turma 2012), enquanto a turma em que a atividade era facultativa (turma 2011 - sem avaliação integrada à disciplina) teve média de 59,72%. O desvio padrão foi equivalente para ambas as turmas e a variação entre as médias foi não significativa (p>0,05). Embora tenha havido maior desempenho na turma em que a atividade era facultativa (mais de 6 pontos percentuais), a grande disparidade na participação dos alunos da turma impede que sejam tiradas maiores conclusões. Alguns alunos eram muito frequentes na atividade e tiveram ótimo aproveitamento na disciplina, mas a maioria dos alunos não se envolveu com a atividade de maneira regular. Um dos fatores que pode explicar o melhor desempenho no grupo em que a atividade era avaliada na disciplina e não facultativa é a forma de ingresso na universidade. Parte da turma de 2011 (média final maior) ingressou via vestibular, enquanto a turma de 2012 ingressou na universidade exclusivamente via SISU e PASES. Entretanto, não há dados suficientes para uma análise de correlação.
Palavras-chave Evolução, videoaulas, Ciências Biológicas
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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