Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

22 a 24 de outubro de 2013

Trabalho 231

ISSN 2237-9045
Instituição UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS RIO PARANAÍBA
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Fernanda Junia Dornela
Orientador FABIO ANDRE TEIXEIRA
Outros membros Luiza Mendes e Souza, RICARDO FREITAS MARTINS DA COSTA
Título Educação Financeira: auxiliando alunos do ensino fundamental e do ensino médio a lidarem com dinheiro
Resumo Durante o primeiro semestre de 2013, foram desenvolvidas nas escolas de ensino fundamental e ensino médio de Rio Paranaíba/MG as atividades do projeto “Educação financeira: aprendendo a lidar com dinheiro”, viabilizando auxiliar pré-adolescentes, adolescentes e jovens adultos na administração dos seus rendimentos e em suas decisões de poupar ou investir, além de contribuir com a formação de pessoas mais conscientes e responsáveis. Os objetivos almejados são: propiciar ações voltadas à educação financeira para estudantes do ensino fundamental e médio na cidade Rio Paranaíba/MG, disseminação de conhecimentos básicos de Economia e Finanças; oferta de minicursos, palestras e workshops sobre educação financeira e elaboração de material didático específico para o tema abordado. As ações praticadas até o momento foram: visitas às escolas de ensino médio e ensino fundamental para a apresentação do projeto à diretoria e também para coleta de dados; elaboração de cartilhas com conceitos básicos de finanças; realização de visitas à Escola Estadual Doutor Adiron Gonçalves Boaventura, composta por turmas de ensino médio, com o objetivo de pedir aos alunos que anotassem suas dúvidas relacionadas ao uso do dinheiro, e para posterior recolhimento; houve a elaboração de uma palestra, embasada nos questionamentos apresentados, e agendamento de sua apresentação para primeira quinzena do mês de Agosto de 2013. Os resultados alcançados podem ser assim descritos: construção de uma parceria com as escolas de ensino médio e fundamental de Rio Paranaíba, o que é de extrema relevância vista a importância da troca de conhecimento e a interação entre a equipe executora do projeto e a comunidade envolvida. Outro ponto relevante é o interesse que os alunos demonstraram pelo tema do projeto e o conjunto de assuntos que compõem a Educação Financeira, segundo declarações dos professores, os mesmos ficaram bastante entusiasmados ao anotarem suas dúvidas sobre temas relacionados ao uso do dinheiro. Por fim, merece destaque a interação entre discentes e docentes que integram a equipe do projeto, o que possibilita a troca de experiências e conhecimentos. As transformações alcançadas evidenciam a importância da continuidade do projeto, pois ensinar jovens a lidar com recursos financeiros é a base para a formação de adultos que saibam gerir, da melhor forma, suas finanças pessoais, refletindo em melhor qualidade de vida, seja ela pessoal ou profissional.
Palavras-chave Educação Financeira, Alunos, Ensino Médio.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.