Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

22 a 24 de outubro de 2013

Trabalho 1763

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Informações geográficas, processamento de imagens e planejamento do espaço
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa Jovens Talentos/CAPES
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Alexandre Igor da Silva Resende
Orientador MARCUS VINICIUS SANT'ANNA
Outros membros Igor Henrico Silva Mariano, Mariana Alves Pereira
Título Aportes teóricos sobre interface digital para mapeamento colaborativo do lugar
Resumo A cidade de Rio Paranaíba, localizada no estado de Minas Gerais, vem passando por um processo sem precedentes de crescimento. Desde a instalação do campus da Universidade Federal de Viçosa a cerca de 10 km da zona urbana da cidade, há uma demanda significativa de serviços, moradia e comércio para atender os alunos originários de diversas regiões do estado de Minas Gerais e também do Brasil, e que acabam se tornando residentes na cidade. A especulação imobiliária já existente e o subsequente encarecimento do preço da terra nas proximidades do futuro campus fazem com que a oferta de moradia acessível à população de baixo poder aquisitivo seja praticamente inexistente nas regiões pouco providas de infraestrutura. Este processo, sem o prévio planejamento e assistência do Estado, induz, a médio e longo prazo, ao crescimento periférico desordenado e à produção de espaços segregados.
Dessa forma, o presente projeto de pesquisa é relevante na medida em que colabora para o aperfeiçoamento de métodos e técnicas para o processo de planejamento urbano utilizando tecnologias gratuitas e de código aberto, podendo ser amplamente utilizadas pela comunidade. Tais tecnologias, apesar de já existentes, nem sempre foram projetadas para sua utilização no âmbito das metodologias de planejamento urbano e mapeamento comunitário, devendo ser analisadas em termos de desempenho, potencialidades e deficiências neste tipo de uso.
Objetivou-se, com este estudo, buscar aportes teóricos e conceituais para embasar formas alternativas para mapeamento colaborativo em processos de planejamento urbano.
Foi realizada a leitura, fichamento e apresentação em seminário interno sobre autores que abordam o tema do mapeamento colaborativo e crowdsourcing, assim como a leitura básica das principais referências sobre aplicações da Computação Ubíqua no planejamento do espaço urbano. Após serem feitas essas pesquisas, o site http:nossorio.net.br foi modificado e aperfeiçoado, de forma a facilitar o acesso da população de Rio Paranaíba a essa ferramenta. Foi disponibilizada para a comunidade local uma interface baseada em web, de uso público e gratuito para mapeamento e compartilhamento de informações específicas sobre o lugar, de forma que esta plataforma online// vem funcionando como meio para mapeamento da memória coletiva sobre a espacialidade vivida.
Os resultados obtidos com a pesquisa bibliográfica indicam que o uso mais eficaz da plataforma de mapeamento pode ser obtido através de disponibilidade de outros meios para a interação com o público da cidade, sendo que uma plataforma baseada no espaço físico possa complementar a atual plataforma digital.
Palavras-chave Rio Paranaíba, Mapeamento Colaborativo, Planejamento Urbano
Forma de apresentação..... Painel, Oral
Gerado em 0,62 segundos.