Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

22 a 24 de outubro de 2013

Trabalho 1665

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Informações geográficas, processamento de imagens e planejamento do espaço
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Igor Henrico Silva Mariano
Orientador MARCUS VINICIUS SANT'ANNA
Outros membros Alexandre Igor da Silva Resende, Mariana Alves Pereira
Título L.U.M.D.I (Interface Digital para Mapeamento Colaborativo do Lugar)
Resumo As paisagens urbanas passaram por muitas mudanças nos últimos tempos, decorrente de um processo de crescimento desordenado das cidades e a criação de grandes contrastes sócio-espaciais. Por esse motivo os Planos Diretores constituem-se enquanto instrumentos fundamentais para promover o Direito à Cidade e espaços democráticos. Em seu processo de planejamento, diversas metodologias são utilizadas para garantir a participação social e o engajamento comunitário, sendo esta uma premissa básica do planejamento urbano contemporãneo.

O objetivo geral deste trabalho foi contribuir com o aperfeiçoamento de metodologias de mapeamento colaborativo digital aplicadas ao processo de planejamento urbano municipal. Nos objetivos específicos aferimos o desempenho de uma interface para mapeamento digital baseada em software livre, identificamos as deficiências do sistema e apontamos as potencialidades desta interface baseadas nos resultados obtidos.

A metodologia empregada envolveu a criação de uma aplicação baseada em web para mapeamento colaborativo. Para isso utilizamos a plataforma de código aberto Ushahidi, serviço gratuito que serve como base para o sistema de mapeamento do website “Riomaps”, e funciona como serviço baseado em localização (location-based service), sendo portanto uma ferramenta onde, por meio de um mapa, os usuários podem associar informações à localizações físicas. Como parte da metodologia, foram realizadas 12 oficinas em escolas do município de Rio Paranaíba, com crianças de séries do nível fundamental, informando sobre a utilização da aplicação. O website denominado originalmente “RioMaps” passou por mudanças de domínio durante a execução do projeto. Atualmente está disponível no endereço “http://www.nossorio.net.br/”.

Os mais de 200 relatos obtidos constituem-se como os principais dados da pesquisa e informam sobre potencialidades e falhas no método, a capacidade da plataforma para processar e visualizar informação e a usabilidade da interface. A natureza dos relatos informa sobre o espaço público urbano e o cotidiano dos usuários: condições de acessibilidade, problemas de mobilidade, segurança, pontos de relevante valor cultural e pontos de encontro.

Observou-se que parte significativa dos relatos não se referem ao espaço publico, sendo muitas vezes relacionados com espaços privados (comércios ou serviço) ou espaços públicos “fechados” (escolas), sendo necessário esclarecer aos usuários sobre a noção de espaço público e equipamentos urbanos. Além disso, a utilização da plataforma tem se restringido às oficina, sendo pouco utilizada em outros momentos, o que requer uma abordagem diferente quanto à divulgação do serviço e contituindo-se em ponto fundamental a ser discutidos no decorrer do projeto, que segue em desenvolvimento.
Palavras-chave planejamento, cidade, crowdsourcing
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,74 segundos.