Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

22 a 24 de outubro de 2013

Trabalho 1639

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Agroindústria, processamento e armazenamento
Setor Instituto de Ciências Agrárias
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Renata Iara Cavalaro
Orientador MILENE THEREZINHA DAS DORES
Outros membros Ana Livia Cintra Malta, Rodolfo Lázaro Soares Viriato
Título Estudo do consumo e aceitação do leite de cabra e seus derivados no município de Rio Paranaíba – MG
Resumo O leite de cabra possui elevada digestibilidade das suas proteínas em decorrência dos ácidos graxos de cadeia curta e média, que possuem uma absorção mais rápida e facilitada. Outra vantagem é a presença de substâncias bioativas neste leite que estimula a produção de insulina. O crescente interesse pela utilização do leite de cabra e seus derivados está associado às suas propriedades funcionais, que causam benefícios à saúde. Entretanto, o leite bovino por ter um menor preço e maior oferta no mercado torna-se um produto muito consumido o que restringe o mercado de leite de cabra e de seus derivados. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo analisar o consumo e aceitação do leite de cabra e derivados no município de Rio Paranaíba. Utilizou-se amostragem aleatória simples, por meio de um questionário estruturado, constituído por 20 questões que abrangem desde aspectos sócio-culturais que contribuem para caracterizar o perfil dos consumidores até o quanto consomem ou se consomem. As perguntas foram realizadas de forma individual e os dados foram analisados quantitativamente, por meio do uso do software Excel. Dos 40 entrevistados, 57,5% eram do sexo masculino, 92,5% solteiros, 90% possuíam ensino superior incompleto e 82,5% tinham entre 18 a 24 anos. Em relação às pessoas que não consomem leite de cabra, 29,80% disseram que o motivo seria por falta de hábito e oferta reduzida do produto, já 25,80% responderam ser intolerantes. Entretanto, 61,29% dos entrevistados disseram que se soubessem dos benefícios do leite de cabra e seus derivados comprariam o produto. A indicação médica foi à opção mais assinalada como motivo de consumo entre os entrevistados apresentando média de 33,3%.Dentre as pessoas que já consumiram alguma vez leite de cabra, a maioria delas (88,8%) afirmou não conhecer e jamais ter visto algum produto que seja derivado do mesmo. A indisponibilidade de leite de cabra e derivados no comércio justifica os 77,5% dos entrevistados que nunca consumiram tal produto. Sendo assim, pode-se concluir com este estudo que apesar do interesse de consumo do leite de cabra e seus derivados, há falta de informação e produtos no mercado, constituem um dos principais obstáculos para aumento do consumo deste produto. Para aumentar a participação no mercado brasileiro e, ampliar o número de consumidores, faz-se necessário que haja uma política intensiva de divulgação dos produtos, bem como aumentar consideravelmente a oferta nos mais diversos pontos de vendas e consequentemente diminuir os preços pagos pelo consumidor final.
Palavras-chave Leite de Cabra, consumo, benefícios
Forma de apresentação..... Painel
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