Resumo |
O leite de cabra possui elevada digestibilidade das suas proteínas em decorrência dos ácidos graxos de cadeia curta e média, que possuem uma absorção mais rápida e facilitada. Outra vantagem é a presença de substâncias bioativas neste leite que estimula a produção de insulina. O crescente interesse pela utilização do leite de cabra e seus derivados está associado às suas propriedades funcionais, que causam benefícios à saúde. Entretanto, o leite bovino por ter um menor preço e maior oferta no mercado torna-se um produto muito consumido o que restringe o mercado de leite de cabra e de seus derivados. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo analisar o consumo e aceitação do leite de cabra e derivados no município de Rio Paranaíba. Utilizou-se amostragem aleatória simples, por meio de um questionário estruturado, constituído por 20 questões que abrangem desde aspectos sócio-culturais que contribuem para caracterizar o perfil dos consumidores até o quanto consomem ou se consomem. As perguntas foram realizadas de forma individual e os dados foram analisados quantitativamente, por meio do uso do software Excel. Dos 40 entrevistados, 57,5% eram do sexo masculino, 92,5% solteiros, 90% possuíam ensino superior incompleto e 82,5% tinham entre 18 a 24 anos. Em relação às pessoas que não consomem leite de cabra, 29,80% disseram que o motivo seria por falta de hábito e oferta reduzida do produto, já 25,80% responderam ser intolerantes. Entretanto, 61,29% dos entrevistados disseram que se soubessem dos benefícios do leite de cabra e seus derivados comprariam o produto. A indicação médica foi à opção mais assinalada como motivo de consumo entre os entrevistados apresentando média de 33,3%.Dentre as pessoas que já consumiram alguma vez leite de cabra, a maioria delas (88,8%) afirmou não conhecer e jamais ter visto algum produto que seja derivado do mesmo. A indisponibilidade de leite de cabra e derivados no comércio justifica os 77,5% dos entrevistados que nunca consumiram tal produto. Sendo assim, pode-se concluir com este estudo que apesar do interesse de consumo do leite de cabra e seus derivados, há falta de informação e produtos no mercado, constituem um dos principais obstáculos para aumento do consumo deste produto. Para aumentar a participação no mercado brasileiro e, ampliar o número de consumidores, faz-se necessário que haja uma política intensiva de divulgação dos produtos, bem como aumentar consideravelmente a oferta nos mais diversos pontos de vendas e consequentemente diminuir os preços pagos pelo consumidor final. |