Resumo |
A AgroPlan UFV-CRP (Empresa Júnior de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba) foi criada em 2010, como filial da empresa do Campus Viçosa. Foi a primeira empresa júnior do Campus Rio Paranaíba e a primeira filial júnior a ser registrada em todo território nacional. Os objetivos gerais da organização são proporcionar serviços de excelência à comunidade a custos reduzidos, assim como permitir que os discentes apliquem e aprimorem os conhecimentos adquiridos na academia e em outras vivências. Com isso, os produtores recebem soluções técnicas para aumentar a lucratividade de sua empresa rural. Por sua vez, os discentes de Agronomia, pertencentes a diferentes períodos do curso, terão acesso a um edificante complemento prático e teórico sobre diversos temas. Além disso, eles são preparados a demonstrarem diversas valências transversais, como, por exemplo, dinamismo, pró-atividade, comprometimento, coletividade e espírito empreendedor. Esse diferencial será fundamental para o sucesso profissional dos egressos. A empresa possui organograma bem definido, contado com Presidente, cinco Diretorias e seus respectivos Gerentes, Trainees e membros efetivos. Dentre as áreas de atuação da AgroPlan UFV-CRP estão envolvidos alunos, produtores e a comunidade de Rio Paranaíba. Aos alunos, a empresa é responsável pela realização de eventos, como, por exemplo, a Semana Acadêmica da Agronomia, oferecendo mini-cursos e palestras, oportunidade de participação em Dias de Campo, além da capacitação dos alunos membros. Por sua vez, diversas modalidades de prestação de serviços são oferecidas aos produtores, como, por exemplo, identificação e controle de plantas daninhas; classificação e amostragem de solo; e, orientação de gestão rural. No âmbito comunitário, a AgroPlan UFV-CRP realiza projetos sociais, como o ‘Horta de Quintal’, conduzido na APAE e CRAS. Por fim, os membros da empresa crescem muito com o contato com o produtor rural, a participação e organização de eventos agropecuários, e a solidificação de conhecimentos acadêmicos em conjunto com a vivência prática. |