Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

22 a 24 de outubro de 2013

Trabalho 1440

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Zoologia
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG, UFV
Primeiro autor Lara Oliveira Clemente
Orientador VINICIUS ALBANO ARAUJO
Outros membros Caroline Vitória Carossa
Título A percepção dos insetos por moradores de agroecossistemas no cerrado: resgate etnoentomológico e educação ambiental
Resumo Os insetos são atualmente o grupo mais diversificado de animais, ocupando praticamente todos os habitats disponíveis e explorando uma ampla gama de recursos. A grande diversidade do grupo torna frequente as interações entre homem e inseto, inclusive em zonas urbanas. Muitas vezes, percebe-se uma visão pejorativa da sociedade em relação aos insetos, relacionando-os com doenças, pragas e animais peçonhentos ou nojentos. Neste trabalho foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas e feitas observações comportamentais para analisar a percepção de crianças e adolescentes em idade escolar (12 a 17 anos) acerca dos insetos em áreas de agroecossistemas de cerrado, no município de Rio Paranaíba, Minas Gerais. Constatou-se a capacidade de reconhecimento do grupo a partir de caracteres morfológicos já abordados na rotina escolar, como a presença de exoesqueleto, três pares de pernas e ocorrência de holometabolia. Acima de 15 anos, 66% dos entrevistados afirmam que insetos causam doenças, enquanto os que afirmam que eles ajudam a natureza representaram 90% do grupo amostral. Já entre os estudantes com até 14 anos de idade, 60% afirmam que insetos causam doenças e 90% dizem que eles ajudam a natureza. Observou-se que o conhecimento adquirido durante a fase escolar foi capaz de gerar na maioria dos alunos, em todas as faixas etárias analisadas, uma consciência da importância ecológica e econômica, valorização estética e especialmente a participação dos insetos na agricultura e agropecuária. Entretanto a concepção da sistemática dos insetos foi pouco específica, sendo que muitas vezes animais de outros grupos são percebidos e conceituados como integrantes da Classe Insecta. O reconhecimento de vários outros taxa com visão pejorativa da sociedade, dificulta a formação de um conceito mais positivo e receptivo acerca dos insetos. Neste trabalho foram desenvolvidas em salas de aula palestras temáticas no intuito de fomentar as relações e interações dos insetos com o homem, enfatizando o papel imprescindível dos insetos em diversos ecossistemas e atividades econômicas, além de aspectos comportamentais curiosos e beleza visual que estes organismos oferecem ao meio ambiente e a sociedade humana.
Palavras-chave Etnoentomologia, educação ambiental, insetos
Forma de apresentação..... Painel, Oral
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