Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

22 a 24 de outubro de 2013

Trabalho 1339

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Larissa Yoko Asai
Orientador EDMILSON AMARAL DE SOUZA
Título Elaboração do caderno didático teórico/prático de Embriologia
Resumo A disciplina de Embriologia Básica ministrada na Universidade Federal de Viçosa no Campus de Rio Paranaíba aborda conteúdos relacionados ao aparelho reprodutor masculino, aparelho reprodutor feminino, fecundação, desenvolvimento embrionário humano e embriologia comparada. Como o Campus de Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa é recente, a elaboração de recursos didáticos é necessária para que os estudantes tenham acesso a informações atuais, proporcionando um melhor aproveitamento da disciplina. Este trabalho tem como público alvo os estudantes de Embriologia Básica com intuito de fornecer um caderno didático teórico/prático para maximizar a compreensão dos assuntos da disciplina. Este trabalho tem como objetivo a elaboração do caderno didático teórico/prático com conteúdo atualizado para que sirva de consulta para os alunos da disciplina. Para a elaboração do caderno didático, os principais livros e artigos científicos que abordam os temas de Reprodução e Desenvolvimento Animal foram utilizados como consulta básica. Para a realização das ilustrações, inicialmente foi feito um esboço em folha A4 75g/m² e lapiseira 0,7mm e grafite B, adicionando alguns detalhes para aproximá-las do que acontece in vivo. As ilustrações foram escaneadas com a impressora HP Deskjet F4180 e então vetorizadas e coloridas no software Paint Tool Sai. Como resultado, o caderno didático teórico/prático apresenta ilustrações tridimensionais detalhadas, textos informativos e perguntas específicas para os temas de fecundação, fases iniciais do desenvolvimento embrionário humano e embriologia comparada. Utilizando o caderno didático teórico/prático como fonte de informação para estudos, o aluno poderá acompanhar a disciplina e ter um melhor aproveitamento de cada assunto, além de ser capaz de identificar as estruturas e as fases de cada processo nas ilustrações. Conclui-se assim que os resultados do projeto contribuirão para a formação acadêmica dos estudantes da disciplina de Embriologia Básica, tornando o aprendizado mais dinâmico e interessante.
Palavras-chave EMBRIOLOGIA, CADERNO DIDÁTICO, FECUNDAÇÃO
Forma de apresentação..... Painel, Oral
Gerado em 0,67 segundos.