Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

22 a 24 de outubro de 2013

Trabalho 1294

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Gestão financeira, marketing e empreendedorismo
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Fernanda Maria Silva
Orientador GILBERTO VENANCIO LUIZ
Outros membros Ana Paula da Silva, Andreia Aparecida Silva, Karine Katia Iria Luiz
Título Força motivacional de jovens universitários para compra de roupas e acessórios de marcas de renome.
Resumo A motivação é tudo que leva um indivíduo a fazer ou querer coisas que não tem. As marcas realizam a difícil tarefa de analisar o consumidor, e criar nele o desejo de compra. Através dos fatores motivacionais, o consumidor adquire uma identificação com a marca e acaba se tornando fiel a ela. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi verificar a força da motivação de estudantes do ensino superior para compra de roupas e acessórios de marcas de renome e identificar quais os principais componentes de formação dessa força. A amostra foi composta de 506 estudantes sendo 165 alunos de uma universidade Federal (Brasil), 151 de uma Faculdade Particular (Brasil) e 190 de uma universidade Pública em Portugal. Para coleta de dados foi usado um questionário contendo questões de caracterização do perfil da amostra e uma escala de avaliação tipo Likert de 5 pontos, para avaliar a percepção dos estudantes sobre os benefícios advindos da compra de roupas e acessórios de marcas de renome. O cálculo da força motivacional foi realizado tomando por base o modelo multiplicativo de Victor Vroom, da Teoria da Expectância. De forma geral observou-se que os jovens universitários têm uma baixa força motivacional para compra de roupas e acessórios de marca e essa força é composta pelos fatores imagem pessoal obtida com o uso desses produtos, o fator status e o fator qualidade do produto. Na compra de roupas e acessórios de marcas de renome os jovens dão prioridade aos benefícios que esses produtos trazem para a formação de sua personalidade e de sua imagem pessoal. O vestuário de marca de renome é uma forma de moldar a identidade do individuo, onde o estilo, sofisticação, o estar na moda, a elegância estão presentes no uso desse vestuário, que traz ainda os benefícios da melhora na autoestima, na autoconfiança e gera também um reconhecimento pessoal. Os Fatores Qualidade do Produto e Status obtiveram forças médias baixas demonstrando que os jovens universitários sofrem pouca a influência dos benefícios ligados a esses fatores. Em relação ao perfil dos estudantes a força motivacional foi maior nos alunos da faculdade particular, depois nos alunos da universidade pública no Brasil e sendo menor para os de Portugal. Pode-se concluir que os resultados sugerem que existe uma atitude geral positiva para comprar esses produtos, mas que não necessariamente essa atitude implicará em uma maior probabilidade de compra de roupas de marcas de renome.
Palavras-chave Comportamento do Consumidor, Força Motivacional, Roupas e Acessórios de marca.
Forma de apresentação..... Painel
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