Resumo |
O relacionamento entre professor e o aluno mostra-se um fator primordial no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo investigar a relação professor-aluno do ensino médio de uma Escola Estadual de uma cidade do interior do estado Minas Gerais, enfocando a percepção que o aluno possui dessa relação, considerando dimensões do relacionamento interpessoal aplicadas ao melhor e pior relacionamento identificado pelo aluno. A relação professor-aluno, no ensino médio, está sujeita a normas, escolhas pedagógicas, objetivos dos alunos, dos professores, critérios de avaliação, enfim, convenções que nem sempre são estabelecidas apenas pelos professores e alunos, mas também pela gestão da educação e pela legislação vigente no país. Porém, as dimensões do relacionamento interpessoal como apoio social, satisfação, confiança, conflito, comunicação, dentre outras, estão presentes no vínculo que se estabelece entre professor-aluno. Para avaliar o relacionamento professor-aluno da perspectiva do aluno utilizamos dois questionários idênticos com quarenta e seis questões cada um, divididas em seis dimensões de acordo com a proposta de Hinde (1997). Um dos instrumentos referiu-se ao professor com o qual o aluno reconhecia ter o melhor relacionamento e o outro foi direcionado ao professor com o qual o aluno percebia possuir o pior relacionamento. Participaram 127 discentes do turno matutino 48 do noturno. Em relação ao docente considerado como melhor relacionamento os resultados indicaram os maiores índices nos fatores afeição, respeito, admiração pela competência profissional e pessoal do professor, satisfação e confiança. Com relação à disciplina ministrada apresentaram maiores índices os fatores expectativa, dedicação do docente, aprendizagem do conteúdo da disciplina e participação em aula. Considerando aspectos da aula o fator melhor avaliado pelos discentes refere-se à capacidade didática do docente e o baixo nível de conflito com os alunos. Avaliando o relacionamento do docente com a turma e com o próprio discente os fatores com maiores índices referiram-se a aspectos semelhantes como: valorização dos alunos, respeito, postura ética, boa comunicação, estímulo à autonomia, boa interação, reconhecimento das capacidades do discente, capacidade de liderança. Percebem baixo índice de conflito do docente na relação com a turma e com o indivíduo. Com relação ao docente que avaliam ter o pior relacionamento os discentes identificaram como presentes no relacionamento respeito e admiração profissional, entretanto os índices de temor, rancor e conflitos na sala de aula estão elevados e os índices de intimidade e apoio recebido estão rebaixados. De modo geral, percebeu-se que o relacionamento interpessoal professor-aluno pode ser um importante aspecto para o desenvolvimento do processo de aprendizagem do discente. |