Resumo |
A agricultura encontra-se em ampla expansão a fim de atender a elevada demanda da crescente população mundial por alimentos. Assim, agricultores procuram otimizar suas áreas para a implantação das culturas visando obter maiores produções e, sobretudo, retorno financeiro. Com isso, não raro, observa-se que carreadores, estradas, área para manobras de cabeceira estão ficando cada menores. Isso torna necessário maior manobrabilidade do trator agrícola nesses espaços para tornar as operações mais rápidas e seguras. Esse trabalho objetivou a avaliar o raio de giro do trator New Holland TL 85 E aplicando o freio da direita e da esquerda. Foi utilizado um trator New Holland TL 85 E, 4 x 2 TDA (tração dianteira auxiliar) com pressão de pneus dianteiros com 165,47 kPa e traseiros com 179,26 kPa. Utilizou-se trena de 50 m para efetuar as medições e duas estacas para demarcar as circunferências no solo que correspondiam ao círculo formado no solo pelo giro do trator. O trabalho foi realizado no Laboratório de Mecanização Agrícola do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa campus Rio Paranaíba em área com superfície compactada e com 2% de declividade. No procedimento de ensaio, o trator deslocou-se com velocidade de 2 km h-¹, com 1700 rpm em marcha 2ª-I e com TDA desligada. As rodas frontais foram totalmente esterçadas de forma separada para giros à direita e à esquerda, com e sem freios aplicados. Realizaram-se sete repetições, totalizando 14 unidades experimentais. Acompanhando o giro do trator, foram demarcadas as circunferências com uma estaca posicionada externamente ao pneu dianteiro para demarcação da circunferência do círculo de giro e outra estaca posicionada externamente ao pneu traseiro para demarcação da circunferência do espaço de giro. Foi calculado o índice de relação raio e espaço de giro do trator (IRE) conforme MIALHE (1996). Depois de efetuar todas as medições e coleta dos dados, estes foram submetidos à análise de variância ao nível de significância de 1% de probabilidade. Esta indicou significância ao nível de 1 % de probabilidade. Isso significa que o uso do freio diminuiu significamente o espaço demandado para efetuar a manobra do trator, reduzindo em até 18,8% da área, comparando-se com a circunferência efetuada com o freio livre. O IRE observado foi de 8,29%, que é considerado regular comparando com valores de referência do Centro Nacional de Engenharia Agrícola que classifica como ótimo valores menores que 3,0%, bom entre 3,0 a 5,9%, regular entre 6,0 a 9,0% e deficiente maior do que 9,0%. Pôde-se concluir que o uso do freio pode ser utilizado para facilitar manobras em menor espaço de giro, além de poder reduzir tempos mortos em manobras de cabeceira. |