Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

22 a 24 de outubro de 2013

Trabalho 1115

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Espaço rural: equipamentos, estrutura e ocupação
Setor Instituto de Ciências Agrárias
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Rai Miranda dos Reis
Orientador RENATO ADRIANE ALVES RUAS
Outros membros Guilherme Andrade Gontijo, Henry Augusto Costa de Almeida, Joao de Deus Godinho Junior
Título Raio de giro do trator New Holland TL 85E
Resumo A agricultura encontra-se em ampla expansão a fim de atender a elevada demanda da crescente população mundial por alimentos. Assim, agricultores procuram otimizar suas áreas para a implantação das culturas visando obter maiores produções e, sobretudo, retorno financeiro. Com isso, não raro, observa-se que carreadores, estradas, área para manobras de cabeceira estão ficando cada menores. Isso torna necessário maior manobrabilidade do trator agrícola nesses espaços para tornar as operações mais rápidas e seguras. Esse trabalho objetivou a avaliar o raio de giro do trator New Holland TL 85 E aplicando o freio da direita e da esquerda. Foi utilizado um trator New Holland TL 85 E, 4 x 2 TDA (tração dianteira auxiliar) com pressão de pneus dianteiros com 165,47 kPa e traseiros com 179,26 kPa. Utilizou-se trena de 50 m para efetuar as medições e duas estacas para demarcar as circunferências no solo que correspondiam ao círculo formado no solo pelo giro do trator. O trabalho foi realizado no Laboratório de Mecanização Agrícola do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa campus Rio Paranaíba em área com superfície compactada e com 2% de declividade. No procedimento de ensaio, o trator deslocou-se com velocidade de 2 km h-¹, com 1700 rpm em marcha 2ª-I e com TDA desligada. As rodas frontais foram totalmente esterçadas de forma separada para giros à direita e à esquerda, com e sem freios aplicados. Realizaram-se sete repetições, totalizando 14 unidades experimentais. Acompanhando o giro do trator, foram demarcadas as circunferências com uma estaca posicionada externamente ao pneu dianteiro para demarcação da circunferência do círculo de giro e outra estaca posicionada externamente ao pneu traseiro para demarcação da circunferência do espaço de giro. Foi calculado o índice de relação raio e espaço de giro do trator (IRE) conforme MIALHE (1996). Depois de efetuar todas as medições e coleta dos dados, estes foram submetidos à análise de variância ao nível de significância de 1% de probabilidade. Esta indicou significância ao nível de 1 % de probabilidade. Isso significa que o uso do freio diminuiu significamente o espaço demandado para efetuar a manobra do trator, reduzindo em até 18,8% da área, comparando-se com a circunferência efetuada com o freio livre. O IRE observado foi de 8,29%, que é considerado regular comparando com valores de referência do Centro Nacional de Engenharia Agrícola que classifica como ótimo valores menores que 3,0%, bom entre 3,0 a 5,9%, regular entre 6,0 a 9,0% e deficiente maior do que 9,0%. Pôde-se concluir que o uso do freio pode ser utilizado para facilitar manobras em menor espaço de giro, além de poder reduzir tempos mortos em manobras de cabeceira.
Palavras-chave Raio, freio, manobrabilidade
Forma de apresentação..... Painel
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