ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Teoria e Tecnologia da informação |
Setor |
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Clebson Cardoso Alves de Sa |
Orientador |
ADRIANA ZANELLA MARTINHAGO |
Outros membros |
RACHEL CARLOS DUQUE REIS |
Título |
Integração computacional através de atividades matemáticas para pessoas com deficiências intelectuais na APAE de Rio Paranaíba |
Resumo |
Embasado na teoria que qualquer forma de educação influencia de forma direta na vida social e política do ser humano e, que o auxílio de computadores enriquece a capacidade intelectual ampliando a autoestima e a capacidade cognitiva de estudantes que dele fazem uso, este trabalho objetiva ampliar o grau de educação através da elaboração de operações básicas de matemática contextualizadas no cotidiano dos estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Rio Paranaíba. Especificamente, este trabalho visa em conhecer as necessidades dos portadores de necessidades especiais da APAE do Rio Paranaíba, aplicando exercícios elaborados via computador através de uma metodologia de ensino que se encaixe no perfil da APAE deste município. Para que os objetivos inicialmente propostos sejam alcançados, até o presente momento, foram realizadas pesquisas referentes a atual necessidade da APAE através de reuniões com os coordenadores e professores da instituição. Desta maneira foi possível identificar com clareza quais tipos de atividades serão implementadas e implantadas na instituição de acordo com os diversos alunos ali matriculados. Após a definição de quais atividades serão desenvolvidas, foi escolhido através de reuniões com um pedagogo e demais colaboradores do projeto qual a metodologia a ser utilizada na aplicação destas atividades, por meio desta reunião foi definido a metodologia de ensino de matemática através da literatura. Essa metodologia aborda atividades de ensino de conceitos matemático através de histórias de faz de conta. Com a definição da metodologia e com o tipo de exercícios a serem elaborados já selecionados, foi sugerido aos coordenadores da APAE que fizessem uma pré-seleção de alunos que pudessem fazer o acompanhamento do projeto nas fases iniciais de teste. A instituição APAE fez uma seleção de 12 alunos. Após a pré-seleção dos alunos foi elaborado um formulário contendo algumas questões para recolher dados à respeito das atividades ocorridas no cotidiano destes estudantes. Após a análise de todos os dados e com a definição do tipo de atividades que serão desenvolvidas no projeto foi possível desenvolver um protótipo da aplicação a ser construída, o qual foi aprovado pela equipe do projeto e pelos coordenadores e professores da APAE. Com as propostas deste projeto, espera-se que os impactos ocorridos na instituição APAE da comunidade do Rio Paranaíba reflitam a teoria de que o uso de ferramentas aliadas a tecnologia e a uma metodologia adequada sirvam como um motor impulsionador do conhecimento para os estudantes da APAE envolvidos no projeto. |
Palavras-chave |
matemática, educação, web |
Forma de apresentação..... |
Oral |