Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

22 a 24 de outubro de 2013

Trabalho 1039

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Leonardo Adjuto Teixeira
Orientador RACHEL CARLOS DUQUE REIS
Outros membros MARCELO ROBERTO ZORZAN, Mateus Felipe Freitas
Título Elaboração de uma Metodologia de Ensino como apoio à disicplina de Estrutura de Dados para melhoria do Processo de Abstração e Raciocínio Lógico
Resumo Os elevados índices de reprovação e evasão escolar na disciplina de Estrutura de Dados é um cenário recorrente no curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Viçosa, Campus UFV Rio Paranaíba (UFV-CRP). Identificar os motivos para esses altos índices, é um tema frequentemente abordado por diversos pesquisadores na literatura. A abstração de dados é proferida como um obstáculo para os alunos iniciantes em disciplinas que envolvem programação. A grande dificuldade desses alunos em desenvolver um raciocínio lógico, necessário para solucionar um algoritmo, faz com que esses sintam-se desmotivados, implicando, em muitos casos, na reprovação ou abandono da disciplina. Diante desse cenário, professores dessa disciplina estruturaram uma metodologia de ensino diferenciada para auxiliar o aluno no processo de abstração e raciocínio lógico. A metodologia é composta por exercícios contextualizados, que possuem a descrição de uma situação-problema que remete fatos do cotidiano do aluno; e perguntas direcionadas, que têm por objetivo auxiliar o estudante a identificar e extrair todas as informações necessárias para solucionar o problema. A aplicação dessa metodologia em sala de aula foi positiva, incentivando os alunos a visualizar aplicação para os conceitos apresentados na disciplina de Estrutura de Dados. No entanto, a quantidade de aulas não foi suficiente para a resolução dos exercícios contextualizados, já que o conteúdo visto em sala de aula era extenso. Logo, se fez necessário desenvolver uma ferramenta computacional, que possibilitasse ao aluno trabalhar com exercícios extraclasse, dispensando a necessidade de supervisão do professor. A ferramenta desenvolvida intitula-se Portal do Exercício Contextualizado (PEC), e seguiu em seu desenvolvimento, as etapas de levantamento e análise de requisitos, prototipação e implementação. A próxima etapa é a realização de testes para avaliar as três partes da metodologia: exercícios contextualizados, perguntas direcionadas e ferramenta PEC, a partir de técnicas de verificação e validação que irão confirmar se a metodologia de ensino atende a sua proposta.
Palavras-chave Estrutura de Dados, Raciocínio Lógico, Abstração de Dados
Forma de apresentação..... Oral
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