Resumo |
Os elevados índices de reprovação e evasão escolar na disciplina de Estrutura de Dados é um cenário recorrente no curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Viçosa, Campus UFV Rio Paranaíba (UFV-CRP). Identificar os motivos para esses altos índices, é um tema frequentemente abordado por diversos pesquisadores na literatura. A abstração de dados é proferida como um obstáculo para os alunos iniciantes em disciplinas que envolvem programação. A grande dificuldade desses alunos em desenvolver um raciocínio lógico, necessário para solucionar um algoritmo, faz com que esses sintam-se desmotivados, implicando, em muitos casos, na reprovação ou abandono da disciplina. Diante desse cenário, professores dessa disciplina estruturaram uma metodologia de ensino diferenciada para auxiliar o aluno no processo de abstração e raciocínio lógico. A metodologia é composta por exercícios contextualizados, que possuem a descrição de uma situação-problema que remete fatos do cotidiano do aluno; e perguntas direcionadas, que têm por objetivo auxiliar o estudante a identificar e extrair todas as informações necessárias para solucionar o problema. A aplicação dessa metodologia em sala de aula foi positiva, incentivando os alunos a visualizar aplicação para os conceitos apresentados na disciplina de Estrutura de Dados. No entanto, a quantidade de aulas não foi suficiente para a resolução dos exercícios contextualizados, já que o conteúdo visto em sala de aula era extenso. Logo, se fez necessário desenvolver uma ferramenta computacional, que possibilitasse ao aluno trabalhar com exercícios extraclasse, dispensando a necessidade de supervisão do professor. A ferramenta desenvolvida intitula-se Portal do Exercício Contextualizado (PEC), e seguiu em seu desenvolvimento, as etapas de levantamento e análise de requisitos, prototipação e implementação. A próxima etapa é a realização de testes para avaliar as três partes da metodologia: exercícios contextualizados, perguntas direcionadas e ferramenta PEC, a partir de técnicas de verificação e validação que irão confirmar se a metodologia de ensino atende a sua proposta. |