Das Montanhas de Minas ao Oceano: Os Caminhos da Ciência para um Futuro Sustentável

20 a 25 de outubro de 2025

Trabalho 22570

Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Milena Silva Pacheco
Orientador ANA CRISTINA FERREIRA
Título Mapeando a Formação de Estratégias em Micros e Pequenas Empresas de um Município da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Resumo A partir do final do século XX, as organizações passaram a dedicar mais atenção aos processos de estratégias organizacionais, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs). Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar a formação de estratégias em MPEs de um município da região metropolitana de Belo Horizonte. A coleta de dados aconteceu de maio a julho de 2025, com retorno de 29 respostas para o formulário, composto por 37 afirmativas divididas nos construtos descritos a seguir, e questões para caracterização dos participantes. A escala foi do tipo Likert, de 5 pontos. Para análise dos dados foi usada a estatística descritiva, com cálculo da média e desvio-padrão. Sobre as empresas participantes, 13 são caracterizadas como micro empresa, 16 como pequena empresa, com tempo de atuação no município estudado de 3 meses à 25 anos. Referente aos respondentes, 18 são do gênero feminino e 10 do gênero masculino e 1 outro gênero. Os construtos obtiveram as seguintes médias (x̄) e desvios-padrões (σ): Planejamento estratégico (x̄=4,17; σ=0,138); Desafios de Mercado em Cidades Pequenas (x̄=3,44; σ=0,754); Concorrência e Comércio Online (x̄=3,95; σ=0,806); Estratégias de Negócio (x̄=4,20; σ=0,255); Gestão e Recursos (x̄=4,25; σ=0,311); Relacionamento com Clientes (x̄=4,22; σ=0,631); Sustentabilidade e Expansão (x̄=4,05; σ=0,264); Políticas Públicas e Apoio (x̄=3,50; σ=0,655). Percebe-se que a maioria dos construtos tiveram médias acima de 4, o que significa que os participantes concordaram com as afirmativas. Os desvios-padrões se mostraram baixos, o que indica que as respostas não tiveram alta variação. Os participantes concordam com a existência do Planejamento estratégico nas empresas em que atuam com definição de objetivos e metas, bem como analisam as Estratégias de negócios para o setor em que atuam, com análise das competências internas para atuação no mercado. Quanto a percepção do ambiente externo e da concorrência, os respondentes concordam que o mercado local é um fator limitador para o crescimento da empresa. Entretanto, eles não concordam que a fidelização de clientes é mais difícil em uma cidade pequena e que a concorrência com o comércio online impacta negativamente as vendas da empresa. Outro resultado relevante é com relação aos programas de fidelidade para clientes, em que as respostas mostram que os participantes não concordam e nem discordam que pode ser uma ferramenta importante no relacionamento com os clientes. Esse cenário também ocorreu quando questionados sobre os planos para expandir o negócio para mercados fora da cidade, em que se mostraram neutros. Por fim, referente às Políticas Públicas e Apoio, os participantes discordam que a capacitação e os cursos oferecidos por entidades locais contribuem para a melhoria do negócio e também apontaram que não usam programas de apoio à micro e pequenas empresas. Os resultados mostram que ações são necessárias para fortalecer as estratégias usadas pelas empresas participantes.
Palavras-chave Estratégia, Planejamento Estratégico, MPEs
Apresentações
  • Painel: Local e horário não definidos.

Clique na forma de apresentação para ver a apresentação.

Link para apresentação Painel
Gerado em 0,77 segundos.